AO VIVO: PGR pede ao STF condenação de Bolsonaro por trama golpista; Lula reage à taxação de Trump
Paulo Gonet, procurador-geral da República, pediu a condenação do grupo por liderar organização criminosa armada e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, além de outras acusações
08:16 | Jul. 15, 2025
Com a apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a primeira edição do programa O POVO News desta terça-feira, 15, repercute o pedido de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR), nessa segunda-feira, 14, ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Além de Bolsonaro, outras sete pessoas são alvo do pedido. As alegações finais do órgão foram apresentadas nessa segunda, data limite para a acusação se manifestar. Paulo Gonet, procurador-geral da República, pediu a condenação do grupo por: liderar organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano contra patrimônio da União; e deterioração de patrimônio tombado.
Além do ex-presidente, foi solicitada a condenação, com variações nos crimes indicados, de todos outros acusados do chamado núcleo 1 ou "crucial" da trama golpista:
- Alexandre Ramagem;
- Almir Garnier Santos;
- Anderson Torres;
- Augusto Heleno;
- Mauro Cid;
- Paulo Sérgio Nogueira; e
- Walter Braga Netto.
Lula reage à taxação de Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nessa segunda-feira, 14, o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica. O texto será publicado nesta terça, 15, no Diário Oficial da União (DOU). A decisão ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar no último 9 de julho a tarifa de 50% sobre importações de produtos brasileiros para os EUA.
Usar essa nova legislação é uma das possibilidades consideradas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em caso de intransigência do presidente Trump em rever a tarifa de 50% sobre os produtos exportados pelo País para os EUA.
A legislação, aprovada pelo Congresso Nacional, autoriza o Brasil a adotar medidas tarifárias e não tarifárias contra países que impuserem barreiras às exportações brasileiras.
Assista ao vivo
Acompanhe
O programa O POVO News ocorre de segunda a sexta-feira em duas edições. A programação aborda as principais notícias do dia, comentadas e analisadas por especialistas.
- Quando: Segunda a sexta-feira, às 8 horas e às 18 horas
- Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO