O POVO News: STF decide manter prisão de Collor; Fraude no INSS; Apagão na Europa
A investigação sobre as fraudes no INSS aponta que a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) é suspeita de desviar R$ 2 bilhões de aposentados entre janeiro de 2019 e março de 2024
08:07 | Abr. 29, 2025
Com a apresentação do jornalista Filipe Pereira, a primeira edição do O POVO News desta terça-feira, 29, repercute a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) nessa segunda-feira, 28, de manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre a prisão do ex-presidente Fernando Collor.
Os ministros Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli votaram para acompanhar a decisão de Moraes. Já os ministros André Mendonça, Luizs Fux, Nunes Marques e Gilmar Mendes divergiram e votaram para revogar a prisão.
A edição traz, ainda, os desdobramentos sobre as fraudes descobertas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As suspeitas levaram o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, a pedir demissão após ter sido afastado do cargo por ordem judicial.
A investigação aponta que a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) é suspeita de desviar R$ 2 bilhões de aposentados entre janeiro de 2019 e março de 2024. Os cálculos são da Polícia Federal. Os investigadores miram agora os beneficiários das supostas fraudes. A PF já identificou que uma agência de viagens, uma empresa de locação de estruturas para eventos e uma empresa de buffet receberam transferências fracionadas da confederação.
O programa repercute também o apagão na Europa. Espanha e Portugal foram atingidos por uma grande apagão nessa segunda-feira, 28, interrompendo as atividades diárias nos dois países, com empresas fechando, assim como trens, metrôs e voos.
Assista ao vivo:
O programa O POVO News 1ª edição realiza nesta terça-feira, 29, sua 199ª edição. A programação aborda as principais notícias do dia, comentadas e analisadas por especialistas.
Serviço:
- Quando: Segunda a sexta, às 8 horas e às 18 horas
- Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO