Moraes rejeita recurso e determina prisão do ex-presidente Fernando Collor

Collor foi condenado por participação em esquema de corrução na BR Distribuidora, em um desdobramento da Operação Lava Jato

21:55 | Abr. 24, 2025

Por: Thays Maria Salles
Fernando Collor de Mello (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão imediata do ex-presidente Fernando Collor nesta quinta-feira, 24. 

Moraes rejeitou segundo recurso da defesa do ex-mandatário, que foi condenado por participação em esquema de corrução na BR Distribuidora, em um desdobramento da Operação Lava Jato. Conforme o ministro, os recursos apresentados tinham caráter "meramente protelatório".

A pena de Collor é de oito anos e dez meses, em regime inicial fechado.

Uma sessão extraordinária do plenário virtual foi requerida por Moraes ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, para que os demais magistrados avaliem a decisão. Contudo, não há impacto no cumprimento imediato da pena.

A sessão está marcada para iniciar às 11 horas desta sexta-feira, 25, seguindo até às 23h59min.

Em 2023, a Suprema Corte condenou Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Apesar disso, a decisão permitiu que o ex-presidente não cumprisse a pena de imediato, o que garantiu que ele aguardasse o resultado dos recursos em liberdade.

Ele foi declarado culpado pelo recebimento de R$ 20 milhões em propinas da UTC Engenharia em troca do direcionamento de contratos de BR Distribuidora. 

Mais informações em instantes