O POVO News: China x EUA; Lira acena para Bolsonaro, PT e PSOL tentam livrar Glauber
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China pediu que EUA "pare de ameaçar e chantagear" o País.
18:05 | Abr. 16, 2025
Com apresentação do jornalista Marcos Tardin, o programa O POVO News realiza a 567ª edição na noite desta quarta-feira, 16. A programação repercute o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e as reações da China.
Nesta quarta, a China anunciou a nomeação de um novo chefe para as negociações comerciais e alertou que não temia "lutar" com os Estados Unidos, ao mesmo tempo em que defendeu o diálogo. "Se os Estados Unidos realmente querem resolver o assunto mediante o diálogo e a negociação, deveriam parar de exercer pressão extrema, parar de ameaçar e chantagear e falar com a China com base na igualdade, no respeito e no benefício mútuo", disse, nesta quarta, Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.
Para comentar sobre o assunto, O POVO News recebe Jorge Ferreira dos Santos Filho, professor do curso de Administração daESPM.
A programação também discute quais os projetos que estão em debate no Congresso Nacional para além do PL da Anistia. Mais de 1 mil requerimentos de urgência prontos para serem analisados estão em tramitação desde 2010.
Assista ao programa clicando aqui ou no player abaixo:
O POVO News discute ainda articulação de parlamentares do PSOL e do PT que tentam fazer um acordo para evitar a cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ).
A deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) participou do O POVO News desta segunda-feira, 14, eafirmou que se não for possível estabelecer um diálogo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre a cassação de seu esposo, o deputado Glauber Braga, "deixaria ainda mais explícito que se trata de uma perseguição política".
No esporte, a programação ainda aborda o caso do atacante do Flamengo, Bruno Henrique, que foi indiciado juntamente com outras dez pessoas — incluindo alguns familiares — na última segunda-feira, 14, pela Polícia Federal porsuposta fraude em competição esportiva. A informação é do site Metrópoles.
Para tratar desses e de outros assuntos, participam do programa os seguintes jornalistas do O POVO: Carlos Mazza e João Paulo Biage.