Servidores: Estado deve propor ao menos repor inflação e resposta da Prefeitura é aguardada

Segundo o sindicato Mova-se, nova rodada de negociações com o Governo do Estado está marcada para esta sexta-feira. Proposta de reajuste da Prefeitura de Fortaleza é esperada

17:36 | Fev. 18, 2025

Por: Vítor Magalhães
Servidores de Fortaleza e do Ceará aguaram propostas de reajuste geral para este ano. (foto: Divulgação / WhatsApp O POVO)

Os reajustes gerais dos servidores públicos do Estado e da Prefeitura de Fortaleza estão em fase de negociação e os índices devem ser definidos em breve. Fontes ligadas a sindicatos do funcionalismo público relataram ao O POVO detalhes sobre as últimas reuniões com Governo do Estado e com a Prefeitura para definir a questão, que é pauta desde o início deste ano.

No caso do Estado, a segunda rodada de negociações ocorreu na última sexta-feira, 14, e que foram apresentadas propostas e contrapropostas. O Estado, informa os sindicatos, apresentou pelo menos duas propostas e uma delas garantiria pelo menos a reposição da inflação (4,83%) no reajuste.

Nova rodada de negociações entre representantes da categoria e governo está marcada para sexta-feira, 21. O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (Mova-se) confirmou que uma das propostas garante ao menos a reposição de perdas decorrentes da inflação, embora reivindique ganho real. O sindicato preferiu não divulgar os termos da outra proposta antes do fim da negociação.

“O Mova-se trabalha com um índice que foi pactuado em plenária do Fuaspec. Esse índice é de 8,67% em um primeiro cenário, que reflete os 4,83% mais o percentual de crescimento da economia estadual”, diz o coordenador Antônio de Pádua, do Mova-se, acrescentando ser "absurdo" apenas a reposição da inflação.

Por meio nota, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) informou apenas que as reuniões da mesa de negociação tem ocorrido de forma regular, "conforme calendário estabelecido entre o Governo do Ceará e os representantes do serviço público estadual". 

"A interlocução com as entidades ligadas ao Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (Fuaspec) tem sido aberta e permanente discutindo assuntos diversos ligados aos servidores públicos, incluindo o reajuste anual", aponta. A pasta não confirmou as propostas nem os indíces discutidos. 

Já no caso da Prefeitura de Fortaleza, os sindicatos esperavam até ontem, 17, uma resposta da gestão, que pediu mais um dia para dar o retorno, que deve ocorrer hoje, 18.

Representantes do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) atualizaram a situação em relato ao O POVO, informando que devem atender o pedido e aguardar até está terça-feira, 18, mas em seguida pretendem reunir a categoria e intensificar a mobilização.

Augusto Monteiro, secretário-geral do Sindifort, relatou o caso, em relação ao índice de reajuste e se haveria atendimento da pauta dos servidores.

“A gestão entrou em contato com a gente, ontem à noite, pedindo mais um dia e alegando que o Município passa por questões financeiras deixadas pela gestão anterior. Pediram prazo até hoje para nos dar uma resposta mais concreta. Se haverá reajuste, se atenderão mais pontos da pauta. Vamos aguardar a data de hoje, mas já vamos reunir as entidades até amanhã pela manhã para agendas de mobilização”.

Em Fortaleza, sindicatos entregaram pauta de reivindicações em janeiro à secretária, principalmente sobre o reajuste salarial. Servidores pedem 12,84% referente à reposição inflacionária e a parte das perdas acumuladas. Também solicitaram a presença do prefeito Evandro Leitão (PT) nas negociações. No caso de Fortaleza, a questão do reajuste passa por definição na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).