Humberto Souto, oito vezes deputado federal, morre aos 90 anos
Em longa carreira política, Humberto Souto ocupou por oito vezes o cargo de deputado federal, além de ter sido vereador, prefeito e ministro
13:33 | Fev. 04, 2025
Ex-deputado federal e ex-prefeito de Montes Claros (MG), Humberto Souto (Cidadania) morreu aos 90 anos nesta terça-feira, 4, em Brasília, onde estava internado desde 10 de janeiro. O falecimento foi confirmado por familiares do político.
O político estava internado desde o último 22 de dezembro, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e deu entrada na Santa Casa, em Montes Claros. Após processos cirúrgicos, Humberto permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até ser transferido, em 10 de janeiro, para o Distrito Federal.
A carreira de Humberto Souto
Em sua trajetória na política, Humberto acumulou oito mandatos na Câmara dos Deputados, entre 1975 e 2014. Como prefeito, por duas vezes seguidas ocupou o cargo de chefe do Executivo Municipal em Montes Claros em 2016 e 2020.
Em mais de 60 anos atuando como vereador, prefeito ou deputado, Humberto foi filiado ao Arena, PDS, PFL e PPS (Cidadania). Sua carreira iniciou em 1963, quando foi eleito vereador também de Montes Claros.
Em 1971, ocupou o cargo de deputado estadual em Minas Gerais e, logo depois, como deputado federal. Ocupou também a função de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) em 1995, órgão que chegou a presidir. Após pausa, quando deixou o TCU, voltou à vida política em 2006.
Após cumprir primeiro mandato como prefeito, eleito em 2016, Humberto foi reeleito em 2020, ainda no primeiro turno. Humberto Souto deixou o cargo em 31 de dezembro de 2024. (Com informações da Agência Câmara de Notícias)