O POVO News: TSE retoma julgamento de cassação do senador Jorge Seif

A edição também comenta sobre a multa de R$ 250 mil que o presidente Lula deve pagar ao TSE por propaganda eleitoral

17:45 | Abr. 30, 2024

Por: Luíza Vieira
O POVO News: TSE retoma julgamento de Seif (foto: O POVO News )

O programa O POVO News realiza mais uma edição nesta terça-feira, 30.Com apresentação dos jornalistas Ítalo Coriolano e Rachel Gomes, a edição traz as últimas informações sobre a retomada do julgamento da eventual cassação de mandato do senador Jorge Seif (PL).

Assista ao vivo:

Mesmo sendo arquivado por unanimidade no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), a coligação autora da ação, formada pelos partidos Patriota, PSD e União Brasil, recorreu para a instância superior, onde obteve parecer favorável da Procuradoria-Geral Eleitoral. 

A edição comenta sobre a decisão do Senado em adiar a retomada do DPVAT e vota reformulação do Perse. A previsão era que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) votasse as pautas nesta terça-feira. O texto já passou pela Câmara e, se aprovado na CCJ do Senado, ainda precisa ser votado no plenário da Casa. Só depois ele vai pra sanção do presidente Lula (PT). 

O programa discute a multa de R$ 250 mil que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aplicou ao presidente Lula por impulsionamento de propaganda eleitoral negativa na internet no pleito de 2022. Além de Lula, a coligação Brasil da Esperança também foi multada.

O episódio detalha a articulação do Governo Federal em preparar força-tarefa para o contestar eventuais ações judiciais que possam prejudicar a realização do Concurso Nacional Unificado, o "Enem dos concursos". Serão 121 membros da Advocacia-Geral da União (AGU) atuando de 30 de abril a 9 de maio nessa mobilização. 

O episódio contará com análises de jornalistas da casa e especialistas para discutir os assuntos da política brasileira. Participam o correspondente do O POVO em Brasília, João Paulo Biage, e o jornalista de política do O POVO, Guilherme Gonsalves.

Serviço

Programa: O POVO News
Quando: Segunda a sexta, às 18h
Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp