Vereador propõe criação de "Uber municipal" em Fortaleza; entenda

"A ideia indicativa visa criar um aplicativo oficial de transporte de passageiros com a patente oficial da gestão pública de Fortaleza", diz Marcelo Lemos

21:05 | Abr. 17, 2024

FORTALEZA, CEARÁ, 31-07-2023: Reclamações sobre as cobranças exarcebadas do aplicativo Uber. Na foto, Soraia, que relata vários problemas com o aplicativo. (Foto: Fernanda Barros/O Povo) (foto: FERNANDA BARROS)

O vereador Marcelo Lemos (Avante) apresentou projeto de indicação à Prefeitura de Fortaleza pela criação de uma espécie de "Uber municipal", batizado por ele de "FortLeva". O aplicativo teria a marca da Prefeitura de Fortaleza e faria a conexão entre motoristas e motociclistas do aplicativo com os usuários, seguindo a lógica presente nos aplicativos do gênero que estão no mercado, como Uber e 99.

"As novas tendências tecnológicas avançam de forma significativa e o poder público deve acompanhar de perto as mudanças nos cenários e proporcionar a sociedades condições que possibilitem a mesma tecnologia para a população em geral. Em se tratando de transporte de passageiros os mecanismos são mais intensos e devem ser capitalizados no sentido de promover tranquilidade segurança e conforto aos usuários", afirma. 

"A ideia indicativa visa criar um aplicativo oficial de transporte de passageiros com a patente oficial da gestão pública de Fortaleza", complementa. Um projeto de indicação é instrumento legislativo por meio do qual um parlamentar sugere que outro órgão tome providências que lhe sejam próprias. Isto é, ainda que o plenário da Câmara Municipal de Fortaleza aprove a matéria, ela só ganhará expressão prática se o prefeito José Sarto (PDT) acatar a ideia.