O que se sabe sobre incêndio na casa de praia do presidente do UB e por que Bivar foi acusado
Aliados de Rueda alegam que foi gravado um vídeo em que Bivar ameaça de morte o recém-presidente do União Brasil e seus familiares. As imagens foram entregues à Polícia Civil do Distrito Federal
17:03 | Mar. 13, 2024
Um incêndio atingiu duas casas de praia da família do recém-eleito presidente nacional do União Brasil (UB), Antônio Rueda. O caso acontece na segunda-feira, 11, no município de Ipojuca, no Grande Recife.
Mais informações ao vivo:
Uma das residências é de Rueda, já a outra é da irmã dele, Maria Emília de Rueda, tesoureira do União Brasil. Ninguém ficou feriado, pois não haviam pessoas nas casas durante o incêndio.
A situação aconteceu meio a uma intensa disputa de poder dentro da sigla, que era presidido pelo deputado federal Luciano Bivar. De acordo com a legenda, a família do atual dirigente não descarta a possibilidade de motivação política para o incêndio.
Diante disso, os advogados de Rueda pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o parlamentar por envolvimento no caso. A defesa alegou haver uma "pluralidade de indícios" ligando Bivar ao incêndio, "ainda que não se possa afirmar solenemente a autoria do deputado no caso".
Leia mais
O secretário de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, Alessandro Carvalho, confirmou, em entrevista coletiva, que há indícios de que o incêndio foi criminoso.
"Há indícios, sim, de que pode ter sido criminoso, porque foram duas casas que foram incendiadas. Mas, neste momento, é só este indício (...). Foram duas casas com incêndio ao mesmo tempo. Quando você tem um incêndio que é um curto-circuito ou o aquecimento de um aparelho, seria uma casa. Ocorrer em duas casas é algo que já chama atenção", contou o secretário.
O titilar da SDS informou também que vídeos gravados por testemunhas mostram que o vidro da porta de uma das casas foi quebrado, mas ainda não é possível afirmar se foi algo proposital ou se um material caiu durante o combate às chamas.
Carvalho disse que uma testemunha foi ouvida pela polícia na noite da segunda e outros depoimentos ocorreram nessa terça-feira, 12. A investigação é conduzida pelo delegado de Porto de Galinhas, Ney Luiz. As imagens de câmaras de segurança do condomínio onde ficam localizadas as casas também serão analisadas.
Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp
Situação no União Brasil
O União Brasil era presidido nacionalmente por Bivar desde sua criação, em 2021, fruto de uma fusão entre o Democratas e o Partido Social Liberal (PSL). Rueda, por sua vez, decidiu se candidatar ao comando da sigla no início de 2024. Ele venceu a eleição em 29 de fevereiro.
A partir de então, o ânimos se acirraram. O deputado federal chegou a trancar as portas da sede do União Brasil para impedir que o novo dirigente entrasse.
Aliados de Rueda alegam que foi gravado um vídeo em que Bivar ameaça de morte o recém-presidente e seus familiares. As imagens foram entregues à Polícia Civil do Distrito Federal.
De acordo com o portal g1, o deputado federal negou ter qualquer relação com o caso.
"Tudo é ilação. Tudo é ilação, é mais um factoide, tá certo? [...] São ilações. Por exemplo, a mulher do presidente [Rueda] foi no meu apartamento e roubou meu cofre. Essas coisas também. Foi ao meu apartamento, eu cedi confiantemente um segredo e ela roubou todo o dinheiro. Eu tinha um valor significativo", afirmou Bivar na saída de um evento no Palácio do Planalto.