Vereador da Paraíba admite agredir mulheres em discussão: "Bato e bato em você"

Bate-boca ocorreu durante sessão da Câmara Municipal de Piancó, na Paraíba; caso será levado ao Conselho de Ética da Casa

16:32 | Dez. 09, 2023

Por: Carlos Mazza
Discussão ocorreu na sessão da Câmara Municipal de Piancó na última quinta-feira, 7 (foto: Reprodução/Câmara Municipal de Piancó/YouTube)

Viralizou nas redes sociais briga registrada na Câmara Municipal de Piancó, no Interior da Paraíba, onde um dos parlamentares admite ter agredido uma mulher. A declaração foi feita pelo vereador Pedro Aureliano (Cidadania), durante uma discussão na sessão do Legislativo na última quinta-feira, 7.

No momento da briga, Aureliano discutia com o vereador Antônio Wallace Militão (PP) sobre uma possível moção de aplausos ao ex-diretor do Hospital Regional de Piancó. Contrário à proposta, Aureliano afirma que o médico não seria merecedor da homenagem, uma vez que não se dirigia ao município regularmente.

"Ele não veio quatro vezes a Piancó. Só vinha quando tinha festas. Isso não é só eu que digo. São vários funcionários do hospital. Ele entrou no hospital só para receber dinheiro", disse. Autor da proposta, Militão rebateu a fala, sugerindo que a gestão anterior do hospital estaria privilegiando vereadores do município, o que explicaria críticas de Aureliano.

"O problema é outro (...) quando o doutor entrou no hospital, tinha uma irmã de um vereador que tinha luxo e mordomia no hospital, fazia de hotel. Quando o doutor entrou, acabou com isso. Por isso que o doutor não presta", rebateu, iniciando uma troca de insultos e ameaças entre os dois, com Militão chegando a chamar Aureliano de "analfabeto".

"Sou analfabeto, mas tenho honra e caráter", diz o vereador do Cidadania. "Tem, tem muito caráter. Todo mundo conhece qual é o seu caráter. Bateu numa mulher", rebate o parlamentar do PP. Nessa hora, Aureliano acaba confirmando a agressão: “Eu bato e bato em você também", disse, enquanto se levantava da cadeira. A sessão foi suspensa.

Caso irá ao Conselho de Ética

A Câmara Municipal de Piancó emitiu nota "repudiando" o "episódio lamentável". "Necessário esclarecer aos cidadãos de Piancó, da Paraíba e do Brasil que o Poder Legislativo Municipal repudia a atitude praticada pelo vereador Pedro Aureliano quando da confirmação de prática de violência contra a mulher, bem como reforça que a Câmara não apoia esse tipo de postura", destaca o documento.

Na nota, o presidente da Casa, Edgar Valdevino Lima, afirma ainda ter encaminhado o caso ao Conselho de Ética da Casa. "Garanto que a Câmara não deixará impune situações como estas e estaremos, como sempre estivemos, em defesa das garantias das mulheres e do nosso povo", diz.