Deputado bolsonarista aciona PGR após Bebel Gilberto dançar sobre a bandeira do Brasil
Vídeo da artista dançando em cima da bandeira do Brasil viralizou nas redes bolsonaristas
17:07 | Jul. 27, 2022
O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) entrou com representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a cantora Bebel Gilberto, após ela dançar sobre a bandeira do Brasil, em show nos Estados Unidos. O vídeo foi gravado durante apresentação da cantora no Guild Theatre, na cidade de Menlo Park, na Califórnia.
O deputado, que é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), classificou a ação de Bebel como prática de crime contra o símbolo nacional, e disse que "os gestos protagonizados pela representada também remetem ao movimento de quem usa o pavilhão nacional como pano de chão".
Na representação, Sanderson descreve a cantora como filha de João Gilberto e sobrinha de Chico Buarque. Segundo a PGR, a ação ainda não foi protocolada, mas foram identificadas no sistema mais três representações de cidadãos pelo mesmo episódio nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Bebel Gilberto fez uma publicação no Instagram, no último sábado, 23, esclarecendo o ocorrido. "Me dei conta de que a bandeira também pertence a todos os brasileiros e me desculpei com o público".
"Se tivesse tido tempo de raciocinar, teria me ocorrido que eu estava entregando de presente para a extrema-direita uma imagem com a qual poderiam destilar o seu ódio repugnante e o seu falso patriotismo - essa gente que sequestrou os símbolos nacionais e corrói a democracia brasileira com o seu projeto autoritário de poder... Foi por esse motivo que soltei o nome do inominável no meu gesto impulsivo no palco", afirmou.