Deputado tucano quer criar CPI para investigar ligação entre PT e PCC

A ação foi divulgada nas redes sociais do parlamentar. O deputado se baseia em publicação da revista Veja com trechos da delação do operador do mensalão, o publicitário Marcos Valério

18:36 | Jul. 04, 2022

Deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) (foto: DIVULGAÇÃO/PSDB)

O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) anunciou, nesta segunda-feira, 4, que pretende apresentar no Congresso Nacional pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as supostas ligações do Primeiro Comando da Capital, o PCC, com o Partido dos Trabalhadores (PT). A ação foi divulgada nas redes sociais do parlamentar. 

Na publicação, o tucano paulista justificou a ideia de CPI citando a gravidade das denúncias e os indícios apresentados. O deputado se baseia em publicação da revista Veja com trechos da delação do operador do mensalão, o publicitário Marcos Valério.

No depoimento, o delator afirma haver ligações políticas e financeiras entre o PT e o PCC, após ouvir do então secretário-geral do partido, Sílvio Pereira, que um empresário do ramo dos transportes chantageava o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que não revelasse como funcionava o esquema de arrecadação ilegal, envolvendo bingos e rede de transporte.

"Pela quantidade de mensagens de apoio que recebi, percebo que não fui apenas eu que fiquei indignado e preocupado com as denúncias de Marcos Valério. A união de brasileiros de bem é fundamental nesta luta contra a influência do crime organizado nos rumos do país! CPI JÁ", escreveu Sampaio. 

Marcos Valério revelou uma relação entre o PT e o PCC e afirmou que Celso Daniel tinha um dossiê detalhando quem, dos quadros petistas, estava sendo financiado de forma ilegal.

Essa denúncia GRAVÍSSIMA precisa ser investigada com urgência e profundidade.

Exigimos respostas!

— Carlos Sampaio (@carlossampaio_) July 2, 2022