Klara Castanho: políticos prestam solidariedade à atriz após relato de estupro e gravidez

Lideranças políticas comentaram sobre os casos de violências que a atriz sofreu, inclusive após ter sua história vazada por profissionais de saúde e pela imprensa

12:03 | Jun. 27, 2022

Atriz comentou sobre estreia da segunda temporada do Bom Dia, Verônica (foto: Reprodução/ Instagram @klarafgcastanho)

Políticos brasileiros têm usado as redes sociais para manifestar solidariedade à atriz Klara Castanho, de 21 anos, que revelou na noite do último sábado, 25, ter engravidado após ser vítima de um estupro e entregado a criança diretamente para adoção. Lideranças políticas comentaram sobre os casos de violências que a atriz sofreu, inclusive após ter sua história vazada por profissionais de saúde e pela imprensa, sem seu consentimento. 

A deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) foi ao Twitter para defender os direito de Klara no caso. “A adoção consentida é assegurada por lei, mas violaram seu direito e o direito da criança à preservação de identidade da mãe biológica. É muita violência e dor. Nunca foi sobre vida, sempre foi sobre controlar o corpo das mulheres.” 

Klara Castanho tem toda minha solidariedade! A adoção consentida é assegurada por lei, mas violaram seu direito e o direito da criança à preservação de identidade da mãe biológica. É muita violência e dor. Nunca foi sobre vida, sempre foi sobre controlar o corpo das mulheres.

— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) June 26, 2022

O pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), repudiou aqueles "que tentam transformar um profundo drama pessoal em um cruel espetáculo midiático”. 

Nossa total solidariedade a Klara Castanho (@KlaraCastanho) e repúdio aos que tentam transformar um profundo drama pessoal em um cruel espetáculo midiático.

— Ciro Gomes (@cirogomes) June 26, 2022

A  ex-deputada federal Manuela d'Ávila (PCdoB) mencionou o episódio em que uma criança de 11 anos  foi inicialmente impedida de fazer um aborto depois de ter sido estuprada. Ela defendeu que os dois episódios configuram casos em que as mulheres foram “tripudiadas” publicamente. 

uma menina de 11 anos é estuprada e tenta interromper a gestação. Outra, com 21, é estuprada e decide entregar o bebê para adoção.
As duas são tripudiadas publicamente porque não é sobre aborto ou adoção. É sobre controle, violência e ódio contra as mulheres.

— Manuela (@ManuelaDavila) June 26, 2022

O deputado federal Heitor Freire prestou solidariedade e usou o caso para repudiar casos de aborto. O parlamentar desejou a prisão do agressor. "Sobre Klara Castanho, imagino a dor que ela está sentindo. Vemos que é uma menina doce e que, mesmo abusada por um criminoso, poupou a vida da criança, dando exemplo para a sociedade que aborto não é a solução. Que o estuprador seja preso logo, já que ainda não pode ser castrado!". 

Sobre Klara Castanho, imagino a dor que ela está sentindo. Vemos que é uma menina doce e que, mesmo abusada por um criminoso, poupou a vida da criança, dando exemplo para a sociedade que aborto não é a solução. Que o estuprador seja preso logo, já que ainda não pode ser castrado!

— Heitor Freire (@HeitorFreireCE) June 27, 2022