Conselho do MP-CE define lista sêxtupla para nova indicação de desembargador

Diferente do que ocorreu na última vaga aberta para membros do MP para o pleno do TJCE, forma indicados apenas procuradores para a disputa

15:12 | Jun. 25, 2022

Por: Carlos Mazza
Tribunal de Justiça do Ceará finaliza hoje lista tríplice para desembargador (foto: Alex Gomes em 4/11/2019)

O Conselho Superior do Ministério Público do Ceará (CSMP) definiu na última sexta-feira, 24, os seis procuradores de Justiça que irão compor lista sêxtupla para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Destes nomes, que ainda serão reduzidos a três pelo TJCE, sairá o escolhido pela governadora Izolda Cela (PDT).

Seguem no páreo os procuradores de Justiça ngela Teresa Gondim Carneiro Chaves, Leo Charles Henri Bossard II, Marcos William Leite de Oliveira, Maria Magnólia Barbosa da Silva, Maria Neves Feitosa Campos e Miguel ngelo de Carvalho Pinheiro. A vaga em disputa foi aberta pela aposentadoria do desembargador Lincoln Araújo, oriundo do MP.

Esta será a segunda vaga do Quinto Constitucional destinada a integrantes do Ministério Público que será indicada pela governadora Izolda Cela em cerca de três meses de mandato. Em 17 de junho, a ex-procuradora Vanja Fontenele tomou posse como desembargadora após Vera Lúcia Correia deixar a Corte.

Vanja venceu disputa que ficou marcada pelo favoritismo inicial de dois promotores – ou seja, membros do MP menos graduados – na disputa, os promotores Joseana França e Plácido Rios, este último saindo inclusive como mais votado na eleição do CSMP.

A força dos promotores na disputa provocou intensa pressão interna sobre o ritual de escolha, com diversos integrantes do MP e do Judiciário mostrando insatisfação com a participação de secretários de Governo e políticos no processo. Na nova lista sêxtupla elaborada pelo Conselho nesta semana, no entanto, foram indicados apenas procuradores.