Em posse, procuradora negra defende educação pública: "Sou fruto dela"

Os novos profissionais foram aprovados em concurso público iniciado em outubro de 2021. O certame foi o primeiro para a PGE no Ceará com base na Lei de Cotas

18:38 | Jun. 10, 2022

EMANUELA Silva tomou posse ontem como uma dos 10 novos membros da PGE (foto: FABIO LIMA)

O Palácio da Abolição, em Fortaleza, foi palco da solenidade de posse dos dez novos procuradores que irão integrar os quadros da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE), nesta sexta-feira, 10. Entre autoridades e familiares dos empossados, esteve a baiana Emanuela Silva, 29, recém chegada na capital cearense após ser aprovada na seleção pública iniciada em outubro de 2021. 

Mulher negra e filha de Emanuel de Jesus Silva e Eliane Amaral, a nova procuradora nasceu em Santo Antônio de Jesus, um município brasileiro do estado da Bahia, localizado a 187 km de Salvador. Foi na capital onde ela concluiu a graduação em Direito na Universidade Federal da Baia (UFBA). 

Em entrevista ao O POVO, Emanuela lembrou ter feito parte do ensino público, sistema que defendeu em pronunciamento no Palácio da Abolição. Ela ressaltou buscar "uma política pública de qualidade e inclusiva".

“Toda a minha trajetória foi amparada na educação pública, sou fruto dela. Eu escolhi transformar a minha vida pela educação, que foi minha porta de entrada e saída para tudo. É preciso enaltecer o ensino público de qualidade, buscando sempre o seu fortalecimento. (...) A liberdade de ter a faculdade de optar pela educação é inspirador e precisamos que ela seja efetivamente um direito de todos e para todos", reforçou a procuradora.

O último concurso para procuradores foi realizado em 2008. Após a realização do novo exame, o resultado final foi divulgado em maio deste ano. Sete vagas foram ocupadas por candidatos de ampla concorrência, uma por candidata que se declarou com deficiência e duas por aprovados com autodeclaração de candidatos negros, cumprindo as cotas previstas no edital. O concurso foi o primeiro para a PGE-CE com base na Lei de Cotas.

Emanuela destacou a luta feminina pela ocupação dos espaços de lideranças, sobretudo da mulher negra, e endossou a importância da representatividade . "Não poderia deixar de enaltecer a força feminina na luta pela ocupação do espaço de liderança e sobretudo da mulher negra. É uma honra estar neste lugar de fala dando voz a tantas mulheres brilhantes que por muitas vezes ficaram silenciadas", reforçou. 

O evento contou com as presenças da governadora Izolda Cela e procuradora-geral do Estado, Camily Cruz, familiares dos empossados e outras autoridades.

Além de defender a importância da transparência e transversalidade da PGE em busca da segurança jurídica cearense, Izolda destacou ainda o papel do serviço público diante das dificuldades e desafios que a sociedade brasileira enfrenta. Como foco, ela destaca a importância do investimento na educação pública.

"O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente refletir o que outras gerações fizeram. Só a educação liberta. Só educação transforma o mundo. Hoje assumimos um compromisso com a Procuradoria do Estado do Ceará e com a população de bem servimos", disse. 

Ainda em pronunciamento, a chefe do Executivo estadual agradeceu aos presentes e avaliou que os empossados devem fortalecer o nome da PGE. "É um momento festivo para instituição essa entrada de novos e novas e procuradoras, e com certeza a instituição os recebe, os acolhem de braços abertos. Vocês vêm para fortalecer e qualificar cada vez mais o serviço, um serviço importantíssimo da procuradoria, dessa representação do Estado", sublinhou a pedetista e pré-candidata do PDT ao Palácio da Abolição.

"Que possamos, nos diversos campos de atuação representando o Estado judicialmente, seja ampliando na materialização das políticas públicas e na orientação dos gestores, contribuir de modo satisfatório para a realização de uma justiça verdadeiramente igualitária", completou Izolda.

Entre os presentes à solenidade, estiveram o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Antônio Abelardo Benevides, além dos secretários Sandro Caron (Segurança Pública), Flávio Jucá, secretário-executivo de Acompanhamento de Projetos Especiais da Casa Civil. Estiveram ainda presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT) e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas.

Também marcou presença o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valdomiro Távora, e o presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, Vicente Braga.