Câmara de Fortaleza quer criar Março Lilás, Maio Furta-cor e Junho Vermelho
Os projetos buscam incentivar a conscientização a respeito do câncer do colo de útero, da saúde mental materna e da doação de sangue
10:37 | Jun. 02, 2022
A Câmara Municipal de Fortaleza está criando campanhas de conscientização a respeito do câncer do colo do útero, da saúde mental materna e da doação de sangue. Os nomes destinados a cada projeto são, respectivamente, Março Lilás, Maio Furta-cor e Junho Vermelho. O objetivo é utilizar cada um desses meses para mostrar à população fortalezense a importância de cada tema.
O Março Lilás foi pensado pela vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) e visa divulgar informações acerca do câncer de colo de útero, promovendo ações de caráter educativo, preventivo e de diagnóstico precoce. Para isso, serão realizadas, por exemplo, palestras, seminários e audiências públicas para discutir a respeito do tema.
Já o Maio Furta-cor, criado pela vereadora Tia Francisca (PL), procura incentivar o cuidado a respeito da saúde mental materna, desenvolvendo ações como reuniões e palestras para tratar do tema.
O Junho Vermelho, de autoria da vereadora Nega do Henrique Jorge (Cidadania), será voltado para a promoção de atividades como a criação e divulgação de material didático que trate acerca da doação de sangue, ações educativas e eventos públicos de conscientização e sensibilização da população e iluminação vermelha nos prédios públicos durante junho. O projeto foi enviado às Comissões Permanentes da Câmara.
O projeto Março Lilás foi aprovado pela Câmara dos Vereadores e segue para sanção do prefeito José Sarto (PDT), enquanto o Maio Furta-cor e o Junho Vermelho foram enviados às comissões da Câmara.
Confira as cores destinadas às campanhas de conscientização de cada mês:
Janeiro
Branco: Saúde Mental
Roxo: Hanseníase
Fevereiro
Roxo: Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer
Laranja: Leucemia
Março:
Lilás: Câncer de colo de útero
Vermelho: Câncer de rim
Azul marinho: Câncer colorretal
Abril:
Azul: Autismo
Verde: Segurança e saúde no trabalho
Maio:
Furta-cor: Saúde mental materna
Amarelo: Segurança no trânsito
Cinza: Câncer de cérebro
Laranja: Abuso de crianças e adolescentes
Junho:
Vermelho: Doação de sangue
Verde: Meio ambiente
Julho:
Amarelo: Hepatites virais
Verde: Câncer de cabeça e pescoço
Agosto:
Dourado: Aleitamento materno
Verde claro: Combate ao linfoma
Setembro:
Amarelo: Suicídio
Verde: Doação de órgãos
Outubro:
Rosa: Câncer de mama
Novembro:
Azul: Câncer de próstata
Azul: Diabetes
Dezembro:
Vermelho: Aids
Laranja: Câncer de pele