Bolsonaro recebe medalha na Câmara sob gritos de "genocida" e "mito"

O mandatário recebeu a medalha por indicação do deputado federal e líder do PSL na Câmara, Vitor Hugo. Parlamentares integrantes da minoria na Câmara dos Deputados organizaram um protesto coletivo contra o chefe do Executivo nacional

13:01 | Nov. 24, 2021

Bolsonaro recebe na Câmara sob gritos de 'genocida' e 'mito', (foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu, nesta quarta-feira, 24, a medalha Mérito Legislativo em meio a gritos de "genocida" e "mito" em cerimônia realizada na Câmara dos Deputados. Ao ser condecorado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Bolsonaro ouviu vaias de deputados opositores e aplausos de simpatizantes. 

O mandatário recebeu a medalha por indicação do deputado federal e líder do PSL na Câmara, Vitor Hugo. A condecoração visa reconhecer o trabalho de autoridades, personalidades, instituições ou entidades que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

Na abertura da sessão, Arthur Lira fez um discurso sem referências diretas a Bolsonaro, destacando de forma geral a contribuição de todos os agraciados com a medalha e o papel da Câmara em meio à pandemia do novo coronavírus. O momento da homenagem foi filmado e aclamando por bolsonaristas presentes no plenário da Casa. 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu, nesta quarta-feira, 24, a medalha Mérito Legislativo em meio a gritos de "genocida" e "mito" em cerimônia realizada na Câmara dos Deputados. pic.twitter.com/uGwXc0LMmJ

— Jogo Político (@jogopolitico) November 24, 2021

Presidindo a sessão, a segunda secretária da Mesa Diretora, a deputada Marília Arraes (PT-AL), fez um discurso com críticas a Bolsonaro. Ela citou um relatório sobre o Estado da democracia no mundo, publicado pelo Idea (Instituto internacional pela democracia e assistência eleitoral).

"Infelizmente entre os países classificados como democracia em declínio, o Brasil se destaca: foi o que mais perdeu atributos democráticos em 2020. O documento cita nominalmente o presidente da República, apontando suas ameaças a descumprir decisões do STF, tentativa de apagamento de vozes críticas, divulgação de fake news, má gestão da pandemia", disse a deputada. 

"Para aqueles que não exibam as credenciais democráticas que a concessão do mérito legislativo pressupõe, nunca é tarde para começar. Fazemos sinceros votos para que a concessão dessa honraria contribua para a formação de princípios e valores que ela representa", completou.

Cara a cara com Bolsonaro, durante entrega da Medalha do Mérito Legislativo, critiquei atitudes antidemocráticas do presidente e condução de seu governo. Assista: pic.twitter.com/mqvHkVe4OP

— Marília Arraes (@MariliaArraes) November 24, 2021

"Projeção para a inflação no Brasil em 2021 sobe para 9,8%, democracia sob ameaça, o país descendo a ladeira e a Câmara dos Deputados homenageia Bolsonaro com Medalha Mérito Legislativo. Fim da picada! A medalha que ele tinha que receber é da vergonha nacional!", escreveu a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann. 

Parlamentares integrantes da minoria na Câmara dos Deputados organizaram um protesto coletivo contra o chefe do Executivo nacional. Juntos, eles empunharam cartazes com as palavras "Medalha do Desmatamento", "Medalha da Rachadinha" e "Medalha da Miséria".

Parlamentares integrantes da minoria na Câmara dos Deputados organizaram um protesto coletivo contra o chefe do Executivo nacional. Juntos, eles empunharam cartazes com as palavras "Medalha do Desmatamento", "Medalha da Rachadinha" e "Medalha da Miséria". pic.twitter.com/nUiPXP6SiA

— Jogo Político (@jogopolitico) November 24, 2021 

Deputados da oposição/@minorianacamara dão a medalha que o Bolsonaro merece:

Medalha do desmatamento.
Medalha da rachadinha.
Medalha da miséria.#ForaBolsonaro pic.twitter.com/6bSRh1FJt3

— Liderança da Minoria na Câmara (@minorianacamara) November 24, 2021

O vice-líder da minoria, deputado José Guimarães (PT), também esteve presente na manifetação: "Não há mérito pelo aumento da fome, do desemprego, do desmatamento. Bolsonaro deveria receber a medalha de pior presidente da história, isso sim!", escreveu nas redes sociais. 

Ao som de GENOCIDA, Bolsonaro chega ao plenário da Câmara dos Deputados para receber uma medalha concedida pelos próprios bolsonaristas. Antes, @MariliaArraes que faz parte da Mesa Diretora, fez um discurso ótimo contra os negacionistas e divulgadores de fakenews. pic.twitter.com/7n7O078OZZ

— José Guimarães (@guimaraes13PT) November 24, 2021