Rosa Weber dá 24 horas para Lira enviar informações sobre votação da PEC dos Precatórios

Determinação também envolve demais membros da Mesa Diretora e tem como um dos fundamentos o voto remoto de parlamentares

17:10 | Nov. 06, 2021

O deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, antes da votação da PEC dos Precatórios (foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, determinou que Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, e membros da Mesa Diretora, enviem informações sobre mudanças regimentais aprovadas de última hora para votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios. A informação é do Estadão.

A decisão é referente a uma ação apresentada pelo PDT e assinada pelo ex-ministro Ciro Gomes e pelo presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, que questionaram o voto remoto de deputados que estavam em viagem e que foram autorizados por Lira a participar remotamente da sessão.

Cerca de 20 deputados presentes na Conferência do Clima (COP-26), na Europa, puderam votar remotamente. A Câmara retomou as atividades presenciais no fim de outubro, exigindo dos deputados a biometria para votar.

Despacho encaminhado pela ministra do STF pediu que sejam enviadas explicações em até 24 horas. "A fim de instruir os autos em epígrafe, solicito a Vossa Excelência, no prazo de 24 horas, as informações que repute pertinentes", escreveu Weber.

 

Outros parlamentares da oposição haviam protocolado mandado de segurança na Corte questionando o procedimento que autorizou que alguns políticos que não marcaram presença no plenário, pudessem votar. Segundo os deputados a medida foi aprovada por conta de manobras realizadas por Lira.

A PEC dos Precatórios foi aprovada com 312 votos, uma diferença de apenas quatro votos em relação ao mínimo necessário (308). O segundo turno de votação da proposta deve ocorrer na próxima terça-feira, 9.