Estimativa de público na Esplanada é 5% da prevista por bolsonaristas, diz jornal

Um ministro do Supremo Tribunal Federal teria sido informado de que apenas 150 mil pessoas estão na Esplanada dos Ministérios nesta terça-feira, 7

13:03 | Set. 07, 2021

Brasilia em 7 de setembro de 2021, Protesto contra o Presidente Jair Bolsonaro, realizado na cidade de Brasília, DF, nesta terça feira, 7 de Setembro. Foto RAMON VELLASCO/FUTURA PRESS;AE (foto: RAMON VELLASCO/AE)

Um ministro do Supremo recebeu na manhã desta terça-feira, 7, a estimativa de público de 150 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, o que equivale a 5% do público previsto pelos bolsonaristas mais empolgados em áudios e vídeos distribuídos nas redes às vésperas das manifestações. Ainda não há estimativa oficial. A informação é do Valor Econômico. 

Segundo o jornal, a previsão bolsonarista "nasceu superdimensionada", uma vez que equivale a toda a população do Distrito Federal. Ainda não há estimativa oficial de público no ato.

Contudo, apesar do público reduzido, o número de caminhões e carretas liberados para a Esplanada sem qualquer revista causou preocupação das autoridades. Ainda que a Polícia Militar do Distrito Federal tenha colocado olheiros e atiradores de elite no alto dos prédios públicos, a medida não prescinde de tropas no chão fiscalizado os baús dos caminhões que entram na Esplanada.