Lula e Ciro têm maiores potenciais de voto nas eleições 2022, mostra pesquisa

Pesquisa soma os que votariam apenas naquele candidato com os que dizem que poderiam votar

14:13 | Set. 04, 2021

Ciro Gomes vive momento decisivo para a candidatura e a carreira política (foto: Evaristo Sá/AFP)

Pesquisa PoderData mediu o potencial de votos dos pré-candidatos a presidente da República para as eleições 2022. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador Ciro Gomes (PDT) apresentam os maiores potenciais, com 55% do petista e 51% do pedetista. Considerando a margem de erros de dois pontos, os dois estão no limite do empate técnico. O potencial do presidente Jair Bolsonaro é de 35%.

O potencial de votos reúne a soma dos eleitores que dizem que o candidato é o único em que votariam e os que admitem que poderiam votar.

Lula é o único em que 32% votariam e tem mais 23% que poderiam votar.

Ciro tem apenas 9% que o apontam como único em que votaria. Mas tem 42% que afirmam que poderiam votar nele.

Já Bolsonaro tem 21% que votariam apenas nele e 14% que poderiam votar.

A pesquisa PoderData foi realizada entre 30 de agosto e 1º de setembro.

Em relação à pesquisa anterior, realizado no início de agosto, Lula perdeu seis pontos, enquanto Ciro ganhou seis e Bolsonaro perdeu oito.

A pesquisa também revela que Ciro é a segunda opção de 34% dos que declaram voto em Lula. Cerca de 18% entrevistados diz que votaria em nulo ou em branco caso o ex-presidente não esteja nas eleições e 15% votaria no ex-ministro Luiz Mandetta (DEM).

Nas redes sociais, perfil de Ciro publicou: "São poucos os que ainda relutam em admitir que Ciro é o pré-candidato que mais se consolida entre os eleitores. Agora são as pesquisas que indicam isso com clareza, demonstrando seu indiscutível potencial de crescimento".

Ouça o podcast Jogo Político: