CPI do motim cobra informações financeiras de associações desde 2010

Ambos os requerimentos são de autoria do relator da CPI, deputado Elmano de Freitas (PT). Período engloba os motins de agentes de segurança de 2012 e 2020

11:28 | Ago. 31, 2021

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Motim aprovou, nesta terça-feira, 31, dois requerimentos no início de seus trabalhos na Assembleia Legislativa do Ceará. Um deles solicita à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) os relatórios de repasses financeiros realizados para associações de policiais e bombeiros militares do Estado. Outro requerimento demanda os dados financeiros dessas entidades desde 2010 até 2021; período que engloba os motins de agentes de segurança de 2012 e 2020.

O requerimento solicita ainda cópia dos estatutos e atas de eleição e posse das diretorias, bem como a relação de diretorias eleitas desde a fundação das associações, além de eventuais mudanças de composição e as declarações de bens das entidades. Ambos os requerimentos são de autoria do relator da CPI, deputado Elmano de Freitas (PT).

Logo após o grupo analisar o requerimento cobrando informações fiscais e bancárias das associações, o deputado Soldado Noelio (Pros) levantou uma série de acusações antigas contra o autor do pedido de criação da CPI, o deputado Romeu Aldigueri (PDT), na Justiça; dentre elas ofensas machistas e um atropelamento.

Aldigueri rebateu dizendo que foi absolvido em todos os casos, e lembrou que já foi aberto um B.O. contra Noelio por um estupro de adolescente, que foi arquivado. Em tréplica, Noelio disse que não teme a acusação, que foi leviana e foi retirada pela própria mãe da adolescente. "O que trouxe aqui foram documentos oficiais, não tenho preocupação nenhuma".

Noelio disse ainda que grupos "querem surrar a imagem da PM com a população". Elmano rebateu, afirmando que a PM é "muito maior" que algumas associações, e questionou se o deputado e opositor estaria "desesperado" com o início das investigações.

Com informações do repórter Carlos Mazza