CPI aprova convocação de auditor do TCU suspeito de produzir nota sobre 'supernotificação' de mortes por Covid

Dados foram usados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na última segunda- feira, 7, e desmentidos no mesmo dia pelo TCU, que negou ter produzido o documento

12:12 | Jun. 09, 2021

Por: Redação O POVO
Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques é autor de estudo infundado que subsidiou fala mentirosa de Bolsonaro sobre supernotificação de mortes por Covid-19 (foto: Reprodução/Internet)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado aprovou nesta quarta-feira, 9, uma série de requerimentos de convocação. Dentre as aprovações, está a convocação do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Figueiredo, suspeito de ter produzido uma nota que alegava ocorrer "supernotificação" de mortes por Covid-19 no Brasil.

O relatório foi usado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na última segunda- feira, 7, e desmentido no mesmo dia pelo TCU, que negou ter produzido o documento.

De acordo com informações da coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, divulgadas nesta quarta-feira, 9, o auditor confessou a autoria das análises que levaram o presidente Jair Bolsonaro a divulgar a notícia falsa. Alexandre teria relatado que comentou o teor de análises pessoais com o pai, um militar e amigo pessoal de Bolsonaro, que teria enviado o texto ao presidente de acordo com informações preliminares.

O auditor deve ser afastado do cargo pela presidência do Tribunal e enfrentar uma investigação interna para apurar sua conduta no caso

https://t.co/6jhRFxhNp2

— TCUoficial (@TCUoficial) June 7, 2021