Maior torneio "mata-mata": Copa América no Brasil rende críticas e memes na internet

Algumas publicações comparam a celeridade do governo em aceitar o convite para sediar o evento, diferente do que foi observado em relação à oferta de vacinas da Pfzier

10:51 | Jun. 01, 2021

Após o anúncio da Conmebol de que o Brasil sediará a Copa América de 2021, memes e críticas ganharam força na internet (foto: Reprodução/Twitter)

Após o anúncio da Conmebol desta segunda-feira, 31, de que o Brasil sediará a Copa América de 2021, começaram a surgir na internet memes e críticas ironizando a situação. Usuários questionam a disponibilidade do país em sediar o evento, a despeito do alto número de casos de Covid-19.

Algumas publicações comparam ainda a celeridade do governo em aceitar a proposta do torneio de futebol, diferente do que foi observado em relação à oferta de vacinas da Pfzier, recusada por seis vezes. Nas redes, o campeonato, inclusive, já tem um mascote: o "cloroquito".

A ex-vice-candidata à Presidência, Manuela Dávila (PCdoB), foi uma das que compartilhou o meme que comparava a postura do governo em relação ao convite para sediar o evento e a compra de vacinas contra a Covid. "Se o governo Bolsonaro desse aos e-mails oferecendo vacinas a mesma prioridade que deu à oferta de sediar a Copa América, quantos brasileiros seriam salvos?", questionou.

Se o governo Bolsonaro desse aos e-mails oferecendo vacinas a mesma prioridade que deu à oferta de sediar a Copa América, quantos brasileiros seriam salvos? pic.twitter.com/1D9zREcPT7

— Manuela (@ManuelaDavila) May 31, 2021

Em uma outra montagem, o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) faz a mesma relação. "Agilidade para realização da Copa América e boicote na compra de vacinas. Mais uma das prioridades de Bolsonaro", diz.

Agilidade para realização da Copa América e boicote na compra de vacinas. Mais uma das prioridades de Bolsonaro. pic.twitter.com/W4wiYBhpRh

— Alessandro Molon

A página de sátira Sensacionalista brinca que a competição será "mata-mata", no sentido literal. A mesma crítica foi feita pelo deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), que destaca o jargão futebolístico em caixa alta. "Copa América no Brasil será o maior torneio MATA-MATA da história", escreveu em seu perfil no Twitter. "Será que o Bolsonaro recusou 14 propostas da Conmebol antes de aceitar que a Copa América fosse realizada no Brasil?", questionou ainda, ironizando a recusa de vacinas.

Copa América será no Brasil
e terá mata-mata pic.twitter.com/bTgRsuAtHd

— Sensacionalista (@sensacionalista) May 31, 2021

Outra usuário pergunta: "Cepa América ou Cova América?". Na mesma publicação, ele sugere que o campeonato já tem um mascote: o "cloroquito".

CEPA America ou COVA America?@VSavron @crisvector @nadanovonofront @CopaAmerica @CONMEBOL @CBF_Futebol @CONMEBOLBR pic.twitter.com/h8sRbW8jVi

— dov (@dovdoz) May 31, 2021