Eduardo Bolsonaro comemora destituição da Suprema Corte de El Salvador

Deputado publicou tweet em apoio a ação que retirou magistrados do cargo. Medida tem respaldo legal no país.

12:24 | Mai. 03, 2021

Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) usa máscara durante participação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara (foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) publicou, neste domingo, 2, uma nota de apoio à destituição de membros da Suprema Corte de El Salvador, país da América Central. Os congressistas locais retiraram todos os membros do Judiciário, sob acusação de darem sentenças arbitrárias que contrariavam ordens do atual presidente do país, Nayib Bukele.

“Juízes julgam casos, se quiserem ditar políticas que saiam às ruas para se elegerem”, escreveu o filho do presidente Jair Bolsonaro no Twitter.

PR de El Salvador @nayibbukele tem maioria dos parlamentares em seu apoio.

Agora, o Congresso destituiu todos os ministros da suprema corte por interferirem no Executivo, tudo constitucional.

Juízes julgam casos, se quiserem ditar políticas que saiam às ruas para se elegerem. https://t.co/LHYBVtkoI8

— Eduardo BolsonaroO ex-presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou a fala de Eduardo Bolsonaro. "Muito grave o comentário do deputado Eduardo Bolsonaro".

 

Já a bancada no Psol na Câmara anunciou que irá pedir ao STF que inclua o filho de Bolsonaro no inquérito sobre os atos antidemocráticos em razão da fala sobre El Salvador. Na avaliação da deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), "saudar a atitude autoritária do presidente de El Salvador é a mostra que não querem um Brasil com democracia".