Em entrevista nos EUA, Lula pede que Biden compartilhe vacinas extras para o Brasil e outros países

Em um dos trechos divulgados pela apresentadora nas redes sociais, o ex-presidente adianta que não irá rejeitar um convite para ser candidato na próxima disputa presidencial de 2020

19:46 | Mar. 17, 2021

Em entrevista nos EUA, Lula pede que Biden compartilhe vacinas extras para o Brasil e outros países (foto: Imagem/Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu, durante entrevista à rede de televisão norte-americana CNN, que o presidente Joe Biden, doe a países mais pobres as vacinas excedentes dos Estados Unidos. A fala foi feita à jornalista Christiane Amanpour, conhecida pela cobertura internacional nos EUA. 

"Eu estou sabendo que os EUA têm vacinas extras e que não vão usar toda essa vacina. E essa vacina, quem sabe, poderia ser doada ao Brasil, ou a outros países, ainda mais pobres, que não poderiam pagar", disse o petista.

A entrevista, que será transmitida nesta quinta-feira, 18, é a primeira exclusiva desde o pronunciamento da semana passada, feito após a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, de anular suas sentenças da Lava Jato. 

Por videoconferência, Lula também sugeriu que Biden convoque uma reunião do G20, grupo das 20 principais economias do mundo, do qual o Brasil faz parte, para falar sobre a vacinação. Ele acrescentou que o pedido não poderia ter sido realizado ao ex-presidente Donald Trump, afirmando que Biden é "um respiro de democracia no mundo".

"É importante convocar os principais líderes do mundo e colocar na mesa uma questão: vacina, vacina e vacina", disse. "Eu estou pedindo ao presidente Biden para fazer isso, porque eu não acredito no meu governo (Bolsonaro). Eu não poderia pedir isso ao Trump, mas Biden é um respiro de democracia no mundo.", completou Lula. 

Em um dos trechos divulgados pela apresentadora nas redes sociais, o ex-presidente adianta que não irá rejeitar um convite para ser candidato na próxima disputa presidencial de 2020:

EXCLUSIVE: Will @LulaOficial run for president of Brazil again?

“If my party and the other allied parties understand that I could be the candidate, and if I’m well… I can reassure you that I will not deny that invitation.”

Full interview airs tomorrow on @cnni and @PBS. pic.twitter.com/Ii8h2YifI0

— Christiane Amanpour (@camanpour) March 17, 2021