Em carta à embaixada chinesa, Lira pede ajuda no combate à pandemia no Brasil

No documento, Lira fez um apelo para que governo chinês ajude o brasileiro a salvar vidas e defendeu diálogo para o reforço dos laços entre os dois países.

11:06 | Mar. 09, 2021

Reunião de líderes. Presidente da Câmara, dep. Arthur Lira (PP - AL) (foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), enviou nesta terça-feira, 9, uma carta ao governo chinês pedindo ajuda para a superação da pandemia de Covid-19 no Brasil. A divulgação do documento aconteceu durante videoconferência com o embaixador chinês, Yang Wanming. O parlamentar defendeu a vacinação em massa da população brasileira e o acesso a todos os imunizantes com eficácia comprovada produzidos no mundo.

“Eu me dirijo ao governo chinês neste momento de grande angústia para nós brasileiros, para que nossos parceiros chineses tenham um olhar amigo, humano, solidário e nos ajudem a superar a pandemia, oferecendo os insumos, as vacinas, todo o apoio que este grande parceiro da China precisa neste grave momento”, disse o presidente.

No documento, Lira pede que ambos os governos encontrem "bilateralmente uma solução mais rápida para dar resposta ao povo brasileiro". O presidente destacou que a medida é "mais um esforço do Parlamento brasileiro" para minimizar "possíveis atritos diplomáticos entre Brasil e China".

“Faço esse apelo para que salvemos vidas de brasileiros – brasileiros que alimentam e salvam vidas de chineses com nossa produção agrícola. É com compreensão, diálogo e respeito, solidariedade mútua, que iremos reforçar cada vez mais nossos laços”, concluiu Lira.