Partidos de oposição da Câmara prometem levar caso de Daniel Silveira para Conselho de Ética

Decisão foi deliberada após reunião realizada no início da tarde desta quarta-feira, 17, com os partidos da liderança da Minoria/Oposição da Câmara dos Deputados

15:57 | Fev. 17, 2021

Sessão para eleição dos membros da mesa diretora da Câmara dos Deputados. (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os partidos de oposição da Câmara dos Deputados decidiram nesta quarta-feira, 17, levar o caso do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) para o Conselho de Ética da Casa. Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a prisão do parlamentar, decretada nesta terça-feira, 16, pelo ministro Alexandre de Moraes, após divulgação de um vídeo com apologia ao Ato Institucional 5 (AI-5) e discurso de ódio contra os integrantes da Corte.

Em nota, partidos (PT, PSB, PDT, PCdoB, PSOL e REDE) e lideranças partidárias reforçam a orientação. "Consideramos que o deputado quebrou o decoro ao atacar a Constituição e as Instituições, além de sistematicamente afrontar as liberdades democráticas. O processo deve ser analisado de forma célere no Conselho de Ética e posteriormente no plenário da Câmara", disse o documento. 

As bancadas afirmam que devem se posicionar pela manutenção da prisão do deputado, "reforçando a importância do voto aberto nesta questão". Além da assinatura do Líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), a nota apresenta os seguintes nomes: 


Líder da Oposição na Câmara dos Deputados
Carlos Zarattini


Líder da Minoria no Congresso Nacional
Enio Verri


Líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados
Danilo Cabral


Líder da Bancada do PSB na Câmara dos Deputados
Wolney Queiroz


Líder da Bancada do PDT na Câmara dos Deputados
Taliria Petrone


Líder da Bancada do PSOL na Câmara dos Deputados
Renildo Calheiros


Líder da Bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados
Joênia Wapichana


Representante da REDE na Câmara dos Deputados