PTB decide apoiar Arthur Lira à presidência da Câmara; partido tem 11 deputados

O presidente da legenda, Roberto Jefferson, já havia sinalizado que o partido seguiria o nome apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Como a votação é secreta, os parlamentares não são obrigados a seguir a orientação dos partidos

15:36 | Jan. 19, 2021

Arthur Lira (PP) esteve em Fortaleza para conversar com a bancada de deputados nesta quinta-feira, 14. (Foto: Júlio Caesar / O Povo) (foto: JÚLIO CAESAR)

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) decidiu apoiar o deputado Arthur Lira (PP-AL) na candidatura à presidência da Câmara. Arthur é o favorito de Jair Bolsonaro. A legenda tem 11 deputados. As eleições serão no dia 1º de fevereiro, com votação presencial. Entenda aqui como será o processo.

Lira é líder do PP e um dos principais articuladores dos partidos do Centrão. O PTB é o nono partido a declarar apoio oficial ao parlamentar – também apoiam o deputado PP, PL, PSD, Republicanos, PROS, PSC, Avante e Patriota. As informações são do portal G1.

Apesar de ainda não declarar apoio oficial ao deputado, o Podemos se uniu formalmente ao bloco parlamentar capitaneado por Lira. O Solidariedade vinha apoiando a candidatura de Lira, mas nesta segunda anunciou adesão à campanha de Baleia Rossi (MDB-SP).

Anunciado como novo líder do PTB, o deputado Nivaldo Albuquerque (AL) disse que a decisão foi tomada por unanimidade. "A bancada vai votar toda unida na candidatura do Lira. A demora foi justamente porque precisávamos ter unanimidade na bancada. Temos uma bancada pequena e, como uma bancada pequena, não pode ficar dividida nunca. Alguns deputados estavam em dúvida, mas hoje conseguimos chegar a um consenso, a uma unanimidade", disse.

O presidente da legenda, Roberto Jefferson, já havia sinalizado que o partido seguiria o nome apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. A bancada do partido, no entanto, ainda não tinha se reunido para definir a questão.

O principal adversário de Lira é o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que tem a candidatura articulada pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O parlamentar do MDB conta com o apoio de 12 os partidos - PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB, Rede e Solidariedade.

Como a votação é secreta, os parlamentares não são obrigados a seguir a orientação dos partidos.