Escritórios do Congresso americano são evacuados após apoiadores de Trump cercarem o Capitólio

Donald Trump pediu aos seus seguidores que se manifestassem contra a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições de 3 de novembro último. Nesta tarde, a polícia ordenou saída de funcionários

16:39 | Jan. 06, 2021

Apoiadores de Trump protestam contra o resultado da vitória de Joe Biden nas eleições de novembro (foto: Saul Loeb/ AFP)

Vários prédios de escritórios do Congresso americano foram evacuados nesta quarta-feira, 6, enquanto apoiadores do presidente Donald Trump cercavam o Capitólio em protesto contra sua derrota, segundo imagens de jornalistas no local.

A polícia ordenou que os funcionários esvaziassem o edifício Cannon e outros escritórios vizinhos ao Capitólio, depois que Trump pediu a seus seguidores que se manifestassem contra a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições de 3 de novembro, o que ocorre esta tarde de quarta-feira, 6, em uma sessão conjunta do Congresso. A cerimônia de certificação seria uma formalidade, mas virou um ato político com os apoiadores de Trump.

"Acabo de evacuar meu escritório no Cannon", disse a legisladora republicana Nancy Mace em um tuíte. "Agora, estávamos vendo manifestantes agredindo a polícia do Capitólio". "Isso está mal. Isto não é o que somos", acrescentou.

Como medida mais severa, diante dos fatos, a capital americana decretou toque de recolher a partir das 18 horas (horário local).