Capitão Wagner assumirá liderança do Pros na Câmara dos Deputados em 2021

Pouco mais de uma semana após ser derrotado na eleição em Fortaleza, deputado anuncia que ficará com a liderança da legenda na Câmara

20:24 | Dez. 08, 2020

WAGNER tem Girão como principal aliado a nível estadual (foto: BARBARA MOIRA)

Nove dias após sair de uma disputa acirrada pela Prefeitura de Fortaleza, o deputado federal Capitão Wagner anunciou que assumirá a liderança do Pros na Câmara dos Deputados a partir de 2021.

“Com a liderança do nosso partido, em Brasília, vamos ter mais condições de ajudar o nosso Ceará, com mais recursos e convênios para que a qualidade de vida do nosso povo possa melhorar”, relata o parlamentar.

Os deputados federais, quando na função de líderes de partido político, acumulam uma série de atribuições no processo legislativo e na articulação política. Esses parlamentares também participam do Colégio de Líderes – órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do Plenário.

O Pros conta atualmente conta com dez deputados na Câmara. Wagner vai substituir Acácio Favacho (AP) na liderança da legenda na Casa.

Em 2018, Capitão Wagner foi o deputado federal cearense que recebeu a maior quantidade de votos (303.593). Ele é natural de São Paulo, mas tem trajetória política no Ceará. Em 2012, o parlamentar se lançou candidato a vereador e também saiu da disputa como o mais votado de Fortaleza, com 43.655 votos. No ano de 2014, quando ainda era filiado ao PR, terminou a disputa de deputado estadual também como o mais votado com 303.593.

O parlamentar se lançou duas vezes como candidato a prefeito de Fortaleza. Em ambas perdeu no 2º turno. Na primeira tentativa, obteve 588.451 votos (46,43%) e foi derrotado em 2016 por Roberto Cláudio (PDT). Na segunda, há pouco mais de uma semana, conseguiu 624.892 votos (48,31%), perdendo para José Sarto (PDT).