Bolsonaro esteve no CE antes de testar positivo para Covid-19; confira agenda do presidente

A viagem atraiu apoiadores que se aglomeraram no aeroporto de Juazeiro do Norte, que está com medidas restritivas de isolamento social devido ao alto índice de contágio de Covid-19 na região

14:44 | Jul. 07, 2020

Bolsonaro anuncia que testou positivo para coronavírus nesta terça-feira, 7 (foto: REPRODUÇÃO)

Na manhã desta terça-feira, 7, o presidente Jair Bolsonaro anunciou teste positivo para o novo coronarívus. Contudo, o presidente manteve-se distante do isolamento social nas últimas semanas. No dia 26 de junho, por exemplo, Bolsonaro esteve no Ceará para inaugurar trecho do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco.

A transmissão da doença ocorre, principalmente, de pessoa para pessoa. E seu período de incubação, que é o tempo para que os primeiros sintomas apareçam, pode ser de 2 a 14 dias. Há 11 dias, Bolsonaro saiu no início da manhã de Brasília e pousou no aeroporto de Juazeiro do Norte, interior cearense. A viagem atraiu apoiadores que se aglomeraram no aeroporto da cidade cearense, que está com medidas restritivas de isolamento social devido ao alto índice de contágio de Covid-19 na região.

Penaforte em 26 de junho de 2020. O presidente Jair Bolsonaro fala com populares no Ceará, após inaugurar mais uma etapa da transposição do Rio São Francisco (Foto: JL ROSA)

Em Penaforte, enquanto acompanhava liberação das águas da transposição, Bolsonaro foi visto com uma máscara "pendurada" no rosto. Momentos antes, parlamentares cearenses também estiveram próximos ao presidente para tirar fotos.

Brasília - DF, 30/06/2020 - Cerimônia de Prorrogação do Auxílio Emergencial. Em destaque o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do senado Davi Alcolumbre (Foto: Carolina Antunes/PR)

No dia 30 de junho, o presidente promoveu uma cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto para anunciar a extensão do auxílio emergencial. Os ministros da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e da Economia, Paulo Guedes, estiveram presentes. Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, prestigiaram a cerimônia.

Bolsonaro recebeu dirigentes de oito clubes no dia 30 de junho (Foto: REPRODUÇÃO TWITTER)

No mesmo dia, o recebeu dirigentes de oito clubes da Série A do Campeonato Brasileiro - Athletico Paranaense, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos - para uma reunião seguida de um almoço no Palácio do Planalto.

No último sábado, 4, Bolsonaro ficou lado a lado com ministros durante confraternização, eles posaram para fotos sem usar máscara de proteção. Na manhã desta terça, os ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) já confirmaram, por meio de suas assessorias, a realização do teste. Ambos não apresentam sintomas. Os resultados deverão sair em até 72 horas.

Bolsonaro, ao lado do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman (Foto: Isaac Nóbrega / PR)

Ainda no sábado, feriado norte-americano da independência dos Estados Unidos, o presidente participou, acompanhado de ministros e do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), seu filho, de um almoço com o embaixador, Todd Chapman. Eles posaram para fotos em que aparecem todos sem máscara. A Embaixada dos Estados Unidos informou, por meio de post em rede social, que o embaixador "está tomando as precauções" e "fará os testes".

Após testar positivo para Covid-19 nesta terça, o presidente afirmou que cancelou toda sua agenda externa dos próximos 15 dias e passará a despachar por videoconferência. Ele ponderou que receberá funcionários eventualmente apenas para assinar algum documento. E garantiu que seguirá todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde.