No Dia do Vereador, Câmara vai à Praça do Ferreira

Vereadores realizam corpo-a-corpo no Centro. Depois, a sessão foi transmitida em telão instalado no Centro. População aproveitou para cobrar políticas públicas

15:08 | Out. 01, 2019

Vereadores de Fortaleza se encontraram antes da sessão de ontem, na Praça do Ferreira (foto: Tatiana Fortes)

Vereadores de Fortaleza se reuniram na Praça do Ferreira, localizada no Centro, na manhã desta terça-feira, 1º, em alusão ao Dia do Vereador. O encontro teve o objetivo de aproximar os políticos da população e ouvir suas reivindicações. Além disso, foi transmitida a sessão plenária que acontecia na sede do Legislativo em telão instalado no local.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), ressaltou que o trabalho do vereador é o de base, por isso, visitar o coração da cidade é mais uma forma de estar atento às solicitações da sociedade. “O meu intuito é o de aproximar a Câmara ao povo. Nós queremos que, cada dia mais, os vereadores sejam os interlocutores dessa população e isso só é possível ouvindo as pessoas, estando em contato com elas”, explica Antônio.

Antonio Henrique, presidente da Câmara, comandou ações na Praça do Ferreira pelo Dia do Vereador (Foto: Tatiana Fortes)

Ivone Petrônio, 63, é moradora do Centro. Ela aproveitou a oportunidade para solicitar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o seu bairro, tendo em vista a dificuldade de se conseguir assistência médica de emergência. “As UPAs já são distantes e no IJF (Instituto Dr. José Frota), o hospital mais próximo, não existe o atendimento clínico emergencial. Então, a gente tem de se deslocar do Centro para outros bairros distantes”, relata a aposentada.

O evento contou ainda com a presença de Elpídio Nogueira, secretário municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). Um grupo de pessoas em situação de rua o acompanhou para tratar de assuntos como saúde, emprego e alimentação. Dentre eles, Márcio Moreira, 27. Residindo há 7 anos nos bancos da Praça, ele pede ajuda e comenta que “sem assistência não tem como alimentar os dois filhos e a esposa”.

Elpídio falou de uma nova iniciativa. O projeto Novos Caminhos consiste numa tentativa de inserir pessoas em situação de rua no mercado de trabalho. “400 pessoas receberão auxílio moradia e serão capacitadas ao empreendedorismo, a fim de trabalharem como vendedor e zelador”, pontua o secretário.

Durante toda a programação, foram oferecidos serviços como inscrição e confecção da Declaração Anual para microempreendedores individuais; consulta jurídica e ouvidoria da Câmara. Além do atendimento da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), que trabalha na solicitação de semáforo, sinalização de trânsito, emissão de certidões para vagas especiais e apresentação de recurso para multas de trânsito.