Defesa de Lula pede soltura do ex-presidente

14:13 | Dez. 19, 2018

Minutos após o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a soltura de todos os presos com condenação após 2ª instância, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu a soltura do político. 

[VIDEO1] 

Em rede social, a presidente do partido, Gleisi Hoffmann confirmou a movimentação da defesa. "Acabamos de peticionar a solicitação do alvará de soltura para Lula. Abrimos mão do exame de corpo de delito", disse. 

O petista está em Curitiba, na carceragem da Polícia Federal, desde abril deste ano. Ele cumpre pena de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele foi condenado pelo caso do triplex em Guarujá, em São Paulo. 

Jornalistas do O POVO comentam decisão de Marco Aurélio que pode libertar Lula

[VIDEO2] 

[SAIBAMAIS]A decisão

No início da tarde desta quarta-feira, 19, Marco Aurélio atendeu em carater liminar ação movida pelo PCdoB.

Escreveu o ministro: "Defiro a liminar para, reconhecendo a harmonia, com a Constituição Federal, do artigo 283 do Código de Processo Penal, determinar a suspensão de execução de pena cuja decisão a encerrá-la ainda não haja transitado em julgado, bem assim a libertação daqueles que tenham sido presos, ante exame de apelação, reservando-se o recolhimento aos casos verdadeiramente enquadráveis no artigo 312 do mencionado diploma processual". 

Redação O POVO Online