Junto com presidente, município cearense elege prefeito neste domingo

O município de Aracoiaba, que também teria eleição suplementar, teve disputa eleitoral para prefeito suspensa após Ação Cautelar impetrada pela gestão afastada

21:37 | Out. 26, 2018

Por: Luana Severo
Além de decidir os rumos do Executivo nacional, cerca de 12 mil eleitores cearenses também vão votar para a eleição de um novo prefeito e vice, no próximo domingo (28). O caso acontece no município de Croatá, a 345 km da Capital, que teve o mandato cassado do prefeito Thomaz Laureano Farias de Aragão, e do vice-prefeito, José Antônio Rodrigues de Aragão. A gestão, inelegível por 8 anos, é acusada de abusar dos meios de comunicação da cidade durante a última campanha política.
Edilson Feliciano (PDT) e Antônio Onofre (MDB/PSDB) concorrerão ao pleito, que acontece após a votação para presidente em 50 urnas espalhadas por 21 lugares da cidade. O município de Aracoiaba, que também teria uma eleição suplementar para prefeito neste domingo, teve a disputa suspensa por uma decisão do ministro Jorge Mussi, divulgada no dia 25 de setembro. A decisão contrariou o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, que havia designado a decisão para essa data.
Entenda o caso
A cassação da gestão do município de Croatá foi feita no dia 14 de agosto deste ano por maioria de votos do TRE-CE. O motivo apontado foi o uso político irregular da rádio local, Serra Grande FM. A condenação também incluiu a inelegibilidade por 8 anos da chapa e do radialista Cyro Leopoldo Aragão, irmão do ex-prefeito e filho do dono da rádio. O comunicador, acusado de fazer propaganda indevida, defende-se e apresentou documentos ao O Povo Online que confirmariam sua inocência.
A cassação dos diplomas e a inelegibilidade ocorreram após o voto-vista, que prevê uma oportunidade de maior aprofundamento jurídico do caso, do juiz Tiago Asfor Rocha Lima.
Ainda que Tiago tenha votado contra a cassação, os outros juízes mantiveram a maioria pelo entendimento contra a gestão municipal.
Já em relação ao município de Aracoiaba, a gestão de Antônio Cláudio Pinheiro (PSDB), e sua vice, Maria Valmira Oliveira (PSDB), a “Dona Bill”, mãe de Wesley Safadão, ainda está tramitando juridicamente. A chapa entrou com uma Ação Cautelar, que visa assegurar a eficácia de um direito, após a decisão do TRE-CE que manteve a cassação.
De acordo com investigação do Ministério Público do Ceará (MP-CE), houve uma série de irregularidades na campanha de 2016. A chapa teria divulgado como “doações de recursos próprios” várias ambulâncias distribuídas com dinheiro de empresas.
Eleição de prefeitos pelo Brasil
19 municípios no País também vão votar para prefeito junto com as escolhas do segundo turno da eleição. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 33 cidades já tiveram eleição em 2018 e Caarapó (MS) terá eleição municipal em novembro.
Em Monte Azul Paulista (SP), cidade com apenas um candidato disputando o pleito, a Justiça cassou a chapa anterior por abuso de poder político. Seis meses antes da tentativa de novo mandato, o prefeito Paulo David (PSDB) e seu vice Jerônimo Marques (DEM) tornaram gratuito o transporte público da cidade.