José Serra assume Ministério das Relações Exteriores

Entre as prioridades estão a ampliação de mercados, o protagonismo em questões ambientais e o fortalecimento do Mercosul

21:25 | Mai. 18, 2016

NULL (foto: )

O ex-senador José Serra (PSDB-SP) tomou posse nesta quarta-feira, 18, como ministro das Relações Exteriores, em Brasília.

Durante a cerimônia, o novo titular apresentou as diretrizes da nova política externa do País e afirmou que o Itamaraty não irá mais defender o que ele chamou de "interesses de um partido". Ele também disse que quer tirar a pasta de "penúria financeira" e que o ministério voltará ao "núcleo central do governo".

"A nossa política externa será regida pelos valores do Estado e da Nação, não do governo e jamais de um partido", falou Serra.

O ex-ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao transmitir o cargo a Serra, desejou "muito sucesso" ao seu sucessor e elogiou a "exitosa trajetória política" do tucano. O embaixador afirmou que sua gestão à frente do Itamaraty foi de "muito trabalho e de não poucas dificuldades".

Entre os presentes à cerimônia, estavam o ex-presidente e ex-senador José Sarney (PMDB-AP), o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).

Outros assuntos discutidos

Ainda na cerimônia, Serra discursou sobre os esforços em novas negociações para garantir o fortalecimento do País nos cenários interno e externo, o protagonismo em relação à proteção do meio ambiente e o fortalecimento do MercoSul.

Veja o vídeo da posse de José Serra:

[VIDEO1]

Redação O POVO Online