PUBLICIDADE
Notícias

Kassab diz que fase da Lava Jato envolvendo a Caixa não terá impacto no MCMV

16:40 | 10/04/2015
O ministro das cidades Gilberto Kassab (PSD) disse nesta sexta-feira, 10, que "com certeza" as investigações da operação Lava Jato envolvendo a Caixa Econômica Federal não vão afetar o andamento do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, que deve ter sua terceira fase lançada nos próximos meses.

"O governo não parou e não vai parar, não parou com a Petrobras e não vai parar se tiver denúncia envolvendo alguém na Caixa ou em qualquer outro lugar", disse o ministro após participar de um evento na capital paulista. Kassab reiterou ainda que o governo, que conta com o apoio do seu partido, o PSD, tem tomado todas as ações necessárias para contribuir com as investigações do Ministério Público e da Polícia Federal.

Quanto ao processo de apuração interna aberto pela Caixa após a 11ª fase da Lava Jato ter sido deflagrada hoje, Kassab disse considerar importante que o banco estatal - único operador de crédito do MCMV - abra o processo interno. O ministro ressaltou, contudo, que a Caixa tem sua autonomia em procedimentos como esse. "O ministério não tem nenhuma ingerência na Caixa", afirmou.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, a 11ª fase da Operação Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção na Petrobras. Nessa nova fase, a PF apura crimes na Caixa e no Ministério da Saúde. As suspeitas envolvendo a Caixa se referem a contratos de publicidade.

Terceira fase

O ministro das Cidades reiterou que o governo vai lançar em breve a terceira etapa do programa Minha Casa Minha Vida em breve. Ele disse que não há uma data estabelecida ainda. A terceira fase prevê a contratação de mais três milhões de unidades habitacionais. Nas duas primeiras fases, o governo contratou mais de 3,5 milhões de moradias.

Sobre o Minha Casa Melhor, programa complementar ao MCMV que promove o financiamento subsidiado para aquisição de móveis e eletrodomésticos e que está suspenso desde fevereiro, Kassab disse genericamente que será retomado junto à terceira etapa do MCMV. "O Minha Casa melhor está vinculado ao programa, ele será incorporado na fase 3 de alguma maneira."

TAGS