PUBLICIDADE
Notícias

Governo do RS descarta atrasar ou parcelar salários dos servidores em março

16:30 | 24/03/2015
Apesar da crise financeira vivida pelo Estado, o governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta terça-feira, 24, que vai pagar normalmente o salário dos servidores públicos relativo ao mês de março. Nas últimas semanas, fontes do Executivo haviam admitido que existia a real possibilidade de atraso ou parcelamento da folha de pagamento, mas os compromissos serão honrados.

O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, passou a manhã reunido com técnicos antes de confirmar o pagamento integral dos salários de março. "Por determinação do governador e com todo esforço do governo, conseguimos superar as dificuldades, não sendo necessário essa medida (atraso ou parcelamento)", explicou a jornalistas.

Segundo ele, a decisão foi tomada mesmo com a receita de ICMS dos setores da indústria e do comércio tendo sido inferior ao que o governo projetava. Na sequência, o governo confirmou, por meio de nota, que o pagamento dos vencimentos de março estava garantido.

No entanto, diante do cenário delicado das finanças públicas gaúchas, Feltes manteve aberta a possibilidade de que os salários dos servidores sofram atraso ou parcelamento em abril. "Não tenho como assegurar isso (o pagamento integral no mês que vem)", avisou.

O governo do RS trabalha com uma projeção de déficit de R$ 5,4 bilhões em 2015, destina cerca de 12% de sua receita ao pagamento da dívida com a União e não tem janelas abertas para a tomada de novos financiamentos. Em menos de três meses no cargo, o governador José Ivo Sartori (PMDB) já assinou dois decretos de cortes de gastos da máquina pública.

O risco de afetar a folha de pagamento dos servidores em março tinha sido admitido há algum tempo pelos próprios integrantes da administração do Estado, o que, inclusive, provocou uma série de ações judiciais de entidades que representam os trabalhadores.

TAGS