PUBLICIDADE
Notícias

Comissão que analisa cancelamento de refinarias discute novos depoimentos

16:15 | 25/03/2015
A comissão externa da Câmara dos Deputados que analisa o cancelamento de refinarias premium da Petrobras no Nordeste discute na tarde desta quarta-feira, 25, fazer novos convites para que executivos da estatal compareçam ao parlamento.

Hoje, estava prevista a presença do diretor de Abastecimento da Petrobras, Jorge Celestino Ramos, mas o diretor não compareceu alegando incompatibilidade de agenda. Alguns deputados cogitam inclusive convocar Ramos por meio da CPI da Petrobras para que ele seja obrigado a vir ao Congresso, mas outros defendem até mesmo que a comissão externa vá ao Rio se reunir com o diretor.

Ao contrário da CPI, a comissão externa não pode convocar executivos de estatais, mas apenas convidá-los. Com a ausência de Ramos, serão ouvidos hoje pela comissão o consultor legislativo da Câmara na área de recursos minerais, hídricos e energéticos, Paulo César Ribeiro Lima, e o representante do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro) do Pará/Amazonas/Maranhão/Amapá, Lourival Monteiro Júnior.

Na semana passada, o gerente-executivo de programas de investimento da área de Abastecimento da Petrobras, Wilson Guilherme Ramalho da Silva, disse "sentir pesar" pelo cancelamento da construção das refinarias Premium I (no Maranhão) e Premium II (no Ceará). A desistência foi anunciada pela companhia em janeiro.

Há duas semanas, na mesma comissão, a diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, alertou que, se os investimentos em refino no País não forem retomados, o Brasil se tornará cada vez mais dependente da importação de combustíveis.

TAGS