PUBLICIDADE
Notícias

RC analisa modelo de compartilhamentos de carros elétricos

Prefeito de Fortaleza esteve em Paris e conheceu sistemas de compartilhamentos de bicicletas e automóveis

16:48 | 22/02/2015
NULL
NULL

O prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio foi recebido em audiência na Prefeitura de Paris, França, no último sábado, 21, pelo vice-prefeito Jean-Louis Missika, que coordena os projetos de Urbanismo e Arquitetura da Grande Paris (o equivalente à Região Metropolitana de Fortaleza). Durante a passagem pela a cidade francesa, ele aproveitou para conhecer os programas de compartilhamento de carros elétricos da região, que funciona há três anos, além do modelo de bicicletas compartilhadas. A experiência agradou RC, que já pensa na possibilidade de implantação do modelo na capital cearense.

“Creio ser possível pensarmos também na implantação desse sistema em Fortaleza, ajudando a retirar mais carros das ruas, visto que vamos poder ver o compartilhamento de um mesmo veículo por várias pessoas no mesmo dia, além de ajudar a reduzir a emissão de carbono”, afirma o prefeito. Roberto Cláudio. Na Grande Paris, o modelo é conhecido como Autolib, na qual possui 900 estações de carros compartilhados.

O sistema implantado na capital francesa funciona com 3.000 veículos elétricos e mais de 75 mil usuários cadastrados, realizando uma média de 15 mil viagens por dia, o que dá uma média de cinco viagens por veículo. Em Paris, a Prefeitura planeja a expansão do serviço para outros municípios da Região metropolitana. Outras cidades do mundo estão aderindo ao mesmo sistema, como Londres e Indianápolis.

Segundo o órgão municipal, já ficou acertada uma reunião técnica entre especialistas em mobilidade da Prefeitura de Fortaleza e a equipe do Autolib.

Bicicletas compartilhadas
Além do Autolib, RC conheceu o modelo de compartilhamento de bicicletas de Paris, conhecido como Velib. Atualmente, o sistema, implantado em 2001, funciona com 1.800 estações e 26 mil bicicletas, o que permite que mais de dois milhões de pessoas utilizem o sistema todo mês.
[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

 

Roberto Cláudio também apresentou aos franceses o sistema de bicicletas compartilhadas usado em Fortaleza. De acordo com o prefeito, “é possível pensar na ampliação do nosso modelo incorporando as experiências que Paris já tem nesse setor". "A partir de agora, deveremos estreitar os laços, aproximando nossos técnicos da equipe francesa, para que possamos usufruir de todo o know how que Paris já detém”, afirmou RC.

Redação O POVO Online

TAGS