PUBLICIDADE
Notícias

Influenciada por petróleo e câmbio, Bolsa de Tóquio fecha com alta robusta

07:20 | 04/02/2015
As ações negociadas na Bolsa de Tóquio fecharam em alta significativa nesta quarta-feira, influenciadas pela recuperação dos preços do petróleo, pela fraqueza do iene e por balanços trimestrais positivos.

O índice Nikkei encerrou o dia com ganho de 1,98%, a 17.678,74 pontos, apagando a perda de 1,27% vista na sessão anterior.

Em Nova York, o quarto dia seguido de alta dos preços do petróleo e um alívio nas tensões entre Grécia e zona do euro reduziram as preocupações com a economia global e impulsionaram as ações negociadas em Wall Street ontem. O dólar pegou carona na mudança de humor e ganhou força em relação ao iene no início da sessão em Tóquio, o que fortaleceu as exportadoras japonesas, que elevam suas margens quando a moeda norte-americana se valoriza.

"Os sinais de uma possível recuperação dos preços do petróleo são encorajadores", afirmou Shunichi Otsuka, gerente de pesquisa e estratégia na Ichiyoshi Securities. "O petróleo é a chave para a inflação, mas a melhora ainda não é suficiente para dizer que a recuperação do mercado será rápida", disse Yutaka Miura, analista técnico sênior da Mizuho Securities.

Entre as exportadoras, destacaram-se em Tóquio a Fanuc (+3,0%), a Kyocera (+3,2%) e a Terumo (+6,2%). Também subiram a Inpex (2,6%) e a Japex (2,3%), que são sensíveis a variações nos preços do petróleo.

Já a Mitsubishi UFJ Financial Group saltou 5,2% após divulgar lucro recorde referente ao período de abril a dezembro do ano passado. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS