PUBLICIDADE
Notícias

Deputados cobram informações sobre impacto financeiro da mudança estrutural no Governo

11:22 | 20/02/2015
Deputados na Assembleia Legislativa do Ceará cobraram, nesta sexta-feira, 20, relatórios sobre o impacto financeiro da proposta de reestruturação administrativa que tramita na Casa desde a quinta-feira, 19. O deputado Capitão Wagner (PR) cobrou os relatórios e pediu suspensão da tramitação do projeto até que sejam enviados os números. Já Ely Aguiar (PSDC) solicitou que o secretário do Planejamento, Hugo Santana, seja convidado a prestar esclarecimentos na Casa.

Os primeiros “ajustes” do Governo incluem passar a administração do Detran e do Metrofor da Secretaria de Infraestrutura para a Secretaria das Cidades, transformar a Secretaria de Pesca em Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca e extinguir a Secretaria de Grandes Eventos para criar a Secretaria de Políticas sobre Drogas.
[SAIBAMAIS 1]
Outra mudança será passar a gestão da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior para integrá-la ao Sistema Integrado de Recursos Hídricos. O Governo propõe também a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Capitão Wagner criticou ainda a proposta do Governo de repassar os equipamentos e responsabilidade da Secretaria de Grandes Eventos para a Casa Civil. Ele ressaltou que a Secretaria de Esportes, legalmente, teria atuação mais próxima da secretaria a ser extinta, portanto deveria receber as atribuições.

O deputado Elmano de Freitas (PT) sugeriu a Capitão Wagner que não peça a suspensão da tramitação para que a Casa não pare o debate sobre as mudanças. Em relação à transferência dos equipamentos para a Casa Civil, defendeu que é o Governo o responsável por determinar o destino.

A deputada Mirian Sobreira (Pros), que assumirá a Secretaria de Política sobre Drogas quando criada, afirmou que a nova pasta já tem uma estrutura organizada e foi montada sobre a mesma quantidade de funcionários e despesas da Secretaria de Grandes Eventos. Ela ressaltou que foi uma determinação do Governo não aumentar nenhum custo. Além disso, a secretaria receberá todo o material da pasta extinta. A Casa Civil determinará posteriormente como ficará a administração de equipamentos como o Castelão e o Centro de Treinamento Esportivo do Nordeste.

Redação O POVO Online
TAGS