PUBLICIDADE
Notícias

'Ninguém se machucou', diz deputado do PSB após pouso de emergência no RS

17:10 | 19/01/2015
Em conversa com jornalistas após chegar ao Palácio Piratini, onde teve encontro com o governador gaúcho, José Ivo Sartori (PMDB), o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) contou que o piloto do avião em que viajava tentou se aproximar por três vezes do aeroporto Salgado Filho, mas em momento algum a aeronave chegou a arremeter.

Delgado estava a bordo do avião da companhia aérea Azul que saiu do aeroporto de Confins, em Minas Gerais, na manhã desta segunda-feira, 19, com destino a Porto Alegre e fez um pouso de emergência na Base Aérea de Canoas após sofrer uma pane no sistema de freios.

Segundo Delgado, no momento de iniciar o procedimento de descida, o piloto relatou aos passageiros um problema no flap direito. "Eu estava até perto da asa direita e vi que realmente não estava abrindo", disse. "Depois ele (o piloto) voltou falando que estava refazendo os cálculos, porque a pista do Salgado Filho é curta, é insuficiente. Ele precisava de uma pista maior para fazer a frenagem da aeronave em função do que ele tinha de sistema de freio (funcionando)."

O deputado contou que quando o piloto constatou uma nova pane, desta vez no sistema do lado esquerdo, a companhia aérea recomendou um pouso de emergência na Base Aérea de Canoas, a 20 quilômetros de Porto Alegre - e onde a pista tem 471 metros a mais.

"Quando pousamos tinha bombeiro e ambulância esperando, mas ninguém se machucou. (O pouso) foi mais forte, teve aquela freada mais forte. Todo mundo aplaudiu, tinha muita gente chorando, rezando e agradecendo", contou o deputado. Ele disse que o voo estava cheio, com cerca de 100 passageiros e cinco tripulantes.

Em nota enviada, a Azul Linhas Aéreas informou que o voo 4111, com origem no aeroporto de Confins e destino Porto Alegre, precisou alternar sua rota para a base aérea de Canoas por conta de um problema de ordem técnica na aeronave. "Os clientes foram prontamente assistidos de acordo com a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e serão reacomodados em outros voos. A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações", diz o texto.

Delgado esteve em Porto Alegre em campanha pela presidência da Câmara. Acompanhado do deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), conversou com Sartori e depois teve um almoço com deputados e outras lideranças do PSB gaúcho. Ele concorre com Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

TAGS