Confira os nomes cotados para compor o secretariado de Camilo Santana

Entre os nomes apontados às vésperas do anúncio oficial de Camilo Santana, também estão Ivo Gomes, Arialdo Pinho, Delci Teixeira e Alexandre Cialdini

14:06 | Dez. 29, 2014

Atualizada às 14h53min

Às vésperas do anúncio oficial da equipe de secretários da gestão de Camilo Santana (PT), novos nomes são cotados para pastas importantes. O anúncio oficial do secretariado está previsto para as 16 horas desta segunda-feira, 29, no Palácio da Abolição.  

O advogado Hélio Leitão, assessor de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, será o novo secretário de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus). A informação foi confirmada pelo próprio Leitão. A pasta, atualmente, está sob o comando da defensora pública Mariana Lobo.

O ex-secretário Mauro Filho (Pros), derrotado para o Senado, é cotado para a Secretaria do Planejamento. Já o senador Inácio Arruda (PCdoB), derrotado para deputado federal, deve ser o novo secretário de Ciência e Tecnologia. A Secretaria da Fazenda pode ficar sob gestão do economista Alexandre Cialdini. 
[SAIBAMAIS 3]
De acordo com o Blog do Eliomar, uma reviravolta política pode acontecer com o nome do deputado estadual Ivo Gomes (Pros) que chegou a ter o retorno anunciado para a Secretaria de Educação de Fortaleza. Ele deve ser indicado para a Secretaria de Cidades.

O atual chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, deve assumir a Secretaria do Turismo, no lugar de Bismarck Maia. 

Conforme levantamento do O POVO junto a fontes ligadas ao Governo, nomes novos também devem ser trazidos para as pastas de Segurança Pública, Saúde, Esporte e Cultura.

O atual secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva, deve ser substituído pelo delegado federal Delci Teixeira, de 62 anos. Delci já foi superintendente da Polícia Federal em quatro estados e tem histórico de combate à corrupção policial e às drogas.
 
Outro nome a ser substituído é o do secretário da Saúde, Ciro Gomes. Entre os nomes sondados estão o do médico sanitarista Carlile Lavor, secretário da Saúde no governo de Tasso Jereissati, em 1987; e o do deputado estadual Dr. Sarto (Pros), líder do Governo na Assembleia Legislativa no final da gestão de Cid Gomes.

A Secretaria de Cultura, atualmente sob comando do jornalista Paulo Mamede, deve ser entregue ao vereador do PT Guilherme Sampaio. A Secretaria do Esporte deve ficar com o deputado eleito David Duran, do PRB. 

O coordenador de Políticas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, Élcio Batista, vai ser o chefe de gabinete do governador Camilo Santana (PT). O nome foi fechado nesta manhã de segunda-feira. Segundo o Blog do Eliomar, Élcio faz parte da cota de Eudoro Santana, com quem coordenou a elaboração do plano de governo de Camilo.