Bloco de cinco partidos cobra espaço na Mesa Diretora da Câmara

"Nada mais legítimo que um membro ou dois membros desse Bloco façam parte da próxima Mesa Diretora", disse

12:44 | Nov. 19, 2014

NULL (foto: )

O vereador Fábio Braga (PTN) cobrou nesta quarta-feira, 19, que bloco partidário formado por PTN, PSL, PV, DEM e PSDC tenha participação na composição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal. Da tribuna da Casa, o parlamentar lembrou que o bloco existe desde 2013 e congrega oito vereadores – o bastante para pleitear até dois cargos no comando do Legislativo.

“O Bloco tem se reunido há vários meses debatendo os problemas da Cidade e da Casa, e nada mais legítimo que um membro ou dois membros desse Bloco façam parte da próxima Mesa Diretora. Se passar pela proporcionalidade dos partidos, que o partido ou bloco escolha de forma democrática o membro que vai compor a Mesa”, disse o parlamentar.

Atualmente, vereadores têm trabalhado com tese de lançar chapa “de consenso” para a Mesa Diretora. A ideia seria respeitar a proporcionalidade das bancadas, o que daria vagas para o Pros, PT, PMDB, PSC e PTC, mas deixaria de fora membros de partidos menores. Para evitar ficar de fora, tais legendas se unem em blocos para obter maior espaço.

[SAIBAMAIS 3]Colégio de Líderes

Em resposta a Fábio Braga, o vereador Acrísio Sena (PT) afirmou que já conversou com Salmito Filho (Pros) sobre a ideia de reunir o colégio de líderes da Casa para debater a eleição. Lançado pelo Pros e com apoio de Roberto Cláudio (Pros), Salmito é hoje “nome de consenso” para a sucessão de Walter Cavalcante (PMDB) na Casa.

Inicialmente, ele disputou espaço com outros dois vereadores do Pros, Adail Júnior e Elpídio Nogueira - que retiraram candidaturas após reunião com Roberto Cláudio (Pros). Outro candidato à chefia do Legislativo, José do Carmo (PSL) também anunciou saída da disputa para apoiar Salmito.

Redação O POVO Online