'TV Estadão' ouve candidatos ao MP paulista

08:50 | Abr. 01, 2014

Os procuradores Márcio Fernando Elias Rosa e Luiz Antonio Guimarães Marrey, candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça de São Paulo, vão ser entrevistados hoje (1), ao vivo, na TV Estadão. Os dois disputam o comando do Ministério Público paulista em eleição marcada para sábado.

Marrey será o primeiro entrevistado às 10h30. Às 16h30, será a vez de Elias Rosa, atual procurador-geral que se desincompatibilizou no início de março para concorrer ao cargo novamente. Representante da oposição, Marrey já chefiou a instituição por três vezes (de 1996 a 2000, em dois mandatos, e de 2002 a 2004).

A votação segue o modelo da Justiça Eleitoral, em urna eletrônica. O resultado é conhecido em cerca de 3 minutos. O colégio eleitoral é formado por 1.720 promotores e 300 procuradores. É o maior e mais importante Ministério Público Estadual do País, com orçamento de R$ 1,2 bilhão.

O chefe da instituição tem a incumbência de investigar deputados, prefeitos e até governador, em caso de improbidade administrativa. Apenas Elias Rosa e Marrey disputam o cargo. O governador tem a prerrogativa constitucional de escolher qualquer nome, independente da ordem de colocação no pleito. Em 2012, Geraldo Alckmin nomeou Elias Rosa. Em 2002, Marrey. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.