Projeto para cinegrafistas pode ser votado em breve

15:00 | Fev. 18, 2014

O deputado federal Marco Maia (PT-RS), autor de um projeto de lei que amplia os direitos de cinegrafistas e fotógrafos, afirmou nesta terça-feira, 18, que o texto pode ser apreciado na Câmara nesta semana ou na semana que vem.

O PL 6781 de 2010 determina que o profissional que tiver que suportar ou deslocar equipamentos que pesem entre três e cinco quilos terá um adicional de 50% por hora ou fração superior a 15 minutos trabalhados. O profissional também vai ganhar uma folga a cada 14 jornadas diárias em que tiver ocorrido pelo menos um deslocamento externo. O projeto garante ainda o direito à aposentadoria após 30 anos de serviços prestados.

De acordo com Marco Maia, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), propôs que o PL tramite na Casa em regime de urgência. "É um projeto que recupera e dá o devido valor a esta categoria importante", disse. A movimentação ficou mais forte depois da morte de Santiago Andrade, cinegrafista da TV Bandeirantes que morreu após ser atingido por um rojão enquanto cobria um protesto no Rio de Janeiro.