PUBLICIDADE
Notícias

PT recolhe assinaturas para criar CPI sobre cartel na manutenção do metrô em SP

18:30 | 08/08/2013
Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pode ser criada na Câmara para investigar as denúncias de formação de cartel entre as empresas responsáveis pelas obras e pela manutenção dos equipamentos do metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, em São Paulo.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) começou a colher as assinaturas para a criação da CPI nesta quinta-feira, 8. O possível desvio de recursos públicos realizado pelo cartel em São Paulo é estimado em mais de R$ 570 milhões e teria ocorrido durante os governos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, todos do PSDB.

Investigações do Cade


A Polícia Federal também investiga o suposto pagamento de propina a servidores públicos em favor das empresas contratadas, além de corrupção internacional da empresa alemã Siemens, que passou a colaborar com a investigação no ano passado. As denúncias foram feitas por ex-executivos da multinacional ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), vinculado ao Ministério da Justiça.

Paulo Teixeira afirma que é necessária a instalação de uma CPI nacional, e não apenas na Assembleia Legislativa de São Paulo, porque as empresas também atuavam em Brasília. "Essas empresas estabeleciam preços 30% superiores aos preços de mercado e, com isso, ofereciam peças e manutenção para trens e metrôs, para, com essa fixação de preços, conseguirem um resultado 30% superior ao resultado de mercado. Eles, de um lado, ferem a Lei da Concorrência, que é uma lei nacional, e, por outro lado, lesam o patrimônio público - retiram recursos destinados à conservação de metrôs e trens."

Prejulgamento


O líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), criticou o que chamou de "prejulgamento" feito contra integrantes de seu partido. "Alguns deputados tinham que lavar a boca para falar o nome de Mário Covas no Plenário desta Casa. Quem aqui conviveu com ele sabe o traço de caráter do deputado, do senador e do governador Mário Covas. Eu não posso conceber que um deputado do Partido dos Trabalhadores suba a esta tribuna, lance ofensas a todos do meu partido, sem sequer ter em mão a análise feita pelo Cade, a análise feita pelo Ministério Público, que disse que está instaurando um procedimento de investigação. E o Cade também disse que está analisando."

Carlos Sampaio destacou que as denúncias sobre o esquema de corrupção nos governos tucanos ainda estão sendo investigadas. Por outro lado, em relação ao PT, o líder do PSDB ressaltou que a existência do mensalão já foi comprovada pelo Supremo.

Para a criação de uma CPI, são necessárias as assinaturas de 171 deputados.

Agência Câmara Notícias

TAGS