PUBLICIDADE
Notícias

PMDB deve repensar alianças, diz Roberto Requião

18:22 | 01/08/2013

Aliado do governo federal durante a última década, o PMDB deseja rever alianças e se firmar como um aliado crítico, afirmou o senador Roberto Requião (PMDB-PR). Em pronunciamento nesta quinta-feira, 1, o peemedebista disse também que o partido deve levar em conta interesses gerais da sociedade e assumir o protagonismo na cena política do país.

Requião disse que o PT ainda não se recobrou do atordoamento das jornadas de junho, enquanto o PSDB revelou um “vazio rotundo”, com discursos em que insistia em choques de gestão e “tediosos sermões” sobre a ineficiência do Estado que “fazem a delicia” dos comentaristas políticos.

O senador disse ainda que o Brasil está sob quatro grandes ameaças, entre elas a indiferença da classe política quanto ao destino do país como nação. Ele afirmou que a atual política econômica é “absolutamente inconsequente”, com valorização do cambio e aumento dos juros que prejudica a industrialização, déficit na balança de pagamentos, sangria nas remessas de lucro para o exterior e desemprego.

A segunda ameaça, disse Requião, é a política de redução sistemática do investimento público, com a esperança de que os investimentos privados virão substituí-lo. A terceira ameaça, afirmou, é o despreparo do governo brasileiro para estabelecer uma estratégia de enfrentamento da crise mundial, à qual o país tem “reagido topicamente, tangendo a economia a golpe de desonerações fiscais, que já esgotaram a capacidade de estimular o consumo e o investimento”.

"As ruas não ditam estratégias. As ruas manifestam descontentamento, fazem pressão e ditam objetivos gerais, mas a formulação é dever da liderança política", afirmou.

Requião disse que a quarta ameaça é o risco de crise cambial em curto prazo, em razão da redução das reservas financeiras do país, que não resistirão ao efeito combinado de déficit comercial em conta corrente, crescente volume na remessa de lucros, aumento de juros, redução de investimentos externos e o enfraquecimento da capacidade exportadora.

O PMDB também era aliado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), opositor dos últimos dois governos, Lula e Dilma (PT), no qual também foram apoiados pelo partido.

 

Redação O POVO Online com informações da Agência Senado

TAGS