PUBLICIDADE
Notícias

Religiosos fazem lobby para Dilma vetar projeto que dá assistência a vítimas de estupro

11:46 | 22/07/2013

Em meio à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre a partir de hoje no Rio de Janeiro, a presidente Dilma Rousseff (PT) tende a sofrer ainda mais pressão de setores da Igreja Católica. A polêmica da vez se refere ao projeto que regulamenta atendimento na rede pública de saúde a mulheres vítimas de violência sexual. Religiosos querem que Dilma vete o projeto na íntegra.

O texto, aprovado este mês no Congresso, prevê a chamada “profilaxia da gravidez”, ou seja, interromper preliminarmente uma possível gestação oriunda de violência sexual. Para os membros da Igreja, tal ponto é uma brecha para a legalização indireta do aborto.

Leia também:
Comissão aprova projeto que garante bolsa-auxílio a vítimas de estupro

Papa diz que está preocupado com "geração de jovens sem trabalho"

Papa faz trajeto pelo Centro do Rio e encontra Dilma

A proposta da deputada Iara Bernardi (PT-SP) determina que a rede pública de saúde terá que garantir, além do tratamento das lesões físicas e do acompanhamento psicológico, os meios de evitar que a mulher vítima de estupro tenha gravidez indesejada. Este é o artigo mais polêmico.

A intenção de alguns setores da Igreja, contrários ao projeto, é aproveitar a (JMJ) e a presença do papa Francisco para sensibilizar a presidente a vetar a proposta em sua totalidade. Dilma terá que decidir até 1º de agosto, quando termina o prazo para que ela analise a aprovação dos parlamentares.

Enquanto isso, movimentos feministas pressionam para que o projeto seja aprovado também na íntegra. Na semana passada, dezenas de entidades encaminharam ao Planalto uma carta aberta. Para o grupo, o projeto “representa um reforço legal precioso para as orientações que regem o atendimento à saúde de mulheres e adolescentes vítimas de violência”.

 

Com informações do jornal O Globo

TAGS