PUBLICIDADE
Notícias

Ely Aguiar critica saída de deputados para serem secretários de Cid

12:01 | 03/07/2013

O deputado estadual Ely Aguiar (PSDC) criticou a saída de deputados estaduais que deixaram a Assembleia Legislativa para se tornarem secretários do governador Cid Gomes (PSB). Ele citou o fato durante discussão na manhã desta quarta-feira, 3, sobre os itens da reforma política, que voltou a ser intensamente discutida após a série de protestos que tem ocorrido pelo País.

De acordo com o deputado, “os mais votados nunca ficam na Assembleia” para exercer o mandato para o qual foram eleitos. Isso porque muitos deles são chamados para integrarem o secretariado estadual.

Como exemplos, Ely citou o secretário de Cidades, Camilo Santana (PT) e o secretário da Fazenda, Mauro Filho (PMDB). Ambos foram eleitos como deputados na disputa de 2010. Porém, convidados por Cid, foram ser secretários, deixando as vagas para os suplentes.

O líder do Governo, José Sarto (PSB), defendeu os secretários, dizendo que eles estão cumprindo uma “missão democrática” e que estão entre “os melhores secretários do Governo”.

Mesmo criticando a saída de deputados, Ely Aguiar se disse contra a proposta de voto majoritário para deputados. Pela proposta, na eleição para deputados estaduais, federais e vereadores, os votos iriam para cada candidato e os mais bem votados seriam eleitos.

Pelas regras atuais, o voto é do partido e o número de votos repercute na quantidade de cadeiras que cada legenda ou coligação terá direito, sendo que os mais bem posicionados são eleitos, muitas vezes levando consigo candidatos que tiveram votação pouco expressiva. Essa discussão está entre os cinco pontos principais apresentados pela Dilma Rousseff (PT) em carta entregue aos presidentes da Câmara e do Senador, que trararão da reforma política.

 Redação O POVO Online, com informações do repórter Carlos Mazza

TAGS